PROJETO DE INCLUSÃO SOCIAL.
·
MESTRESDASGERAIS -
SOCIEDADE DOS GUERREIROS . ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO.
II – JUSTIFICATIVAS:
·
“É dever da família, da sociedade e do estado assegurar à
criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à
saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à
dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária,
além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação,
exploração, violência, crueldade e opressão”.
Constituição Brasileira. Art. 227.
·
“Considerando que
a prioridade absoluta constitucional (Art. 227 da CF/1988) é a garantia de
todos os direitos da criança e do
adolescente; Considerando que, dentre estes direitos estão os direitos à
educação, à saúde, ao lazer e a convivência comunitária, os quais são
especialmente enfocados e valorizados através da prática de esportes;
Considerando que a educação - no sentido mais amplo da palavra - é a raiz da
evolução de cada pessoa e, portanto, da sociedade; Considerando, ainda, que
garantir a observância dos direitos da
infância e da adolescência é o único meio seguro e perene de garantir o
progresso, a evolução e melhoria de vida para todas as pessoas; manifesto meu
apoio ao projeto “Sociedade dos Guerreiros”.
Carlos José e Silva Fortes. Promotor de Justiça
·
Investir nas
novas gerações é o mesmo que investir no progresso, na promoção da
justiça e da paz social, para um sistema democrático, verdadeiramente amplo
e mais paritário.
III – FINALIDADES:
·
Valorizar o Professor e a Escola Pública.
·
Capacitar
aos alunos das Escolas Públicas nas competências necessárias para
concorrerem às Escolas Técnicas e Universidades Públicas e ao Mercado de Trabalho.
·
Desenvolver
um Trabalho Integrado envolvendo a Família, a Escola e os MESTRESDASGERAIS - Sociedade dos
Guerreiros.
IV – OBJETIVOS:
·
Ocupar o
tempo ocioso da infância, da
adolescência e da juventude com atividades sistêmicas, continuadas e
progressivas de práticas esportivas, educativas, culturais e sociais no contra turno escolar visando uma Educação de Tempo
Integral.
·
Prevenir e afastar, com estas práticas regulares, a
infância, a adolescência e a juventude do crime e da marginalidade: longe
das drogas, dos furtos, da prostituição, da violência e dos pequenos delitos e
de outras atitudes e modelos, negativos para a vida.
·
No exercício
regular destas práticas esportivas, educativas, culturais e sociais, estabelecer regras e limites, determinar valores, propor metas e oferecer melhorias na qualidade de vida e melhores perspectivas nas
realizações das aptidões e expectativas pessoais (Projeto de Vida) à infância, à adolescência e à juventude.
·
Formar cidadãos e cidadãs conscientes e
produtivos, perfeitamente capazes e integrados à sociedade.
V – METAS:
·
Atender numa
1ª Etapa do Projeto, dentro de um Plano Piloto
Experimental, a ser desenvolvido nos espaços físicos , em parcerias
disponíveis , para crianças e adolescentes (masculinos e femininos) dos nove (9) aos quatorze (14) anos.
·
Proporcionar
a eles uma Assistência
e um Acompanhamento:
- Nos Esportes (voleibol, basquetebol e futsal) três (3) dias por semana, de 2ª a 6ª feiras,
em módulos de tempo de uma hora e meia (1:30
h) cada.
- Nos Estudos extraclasse dos conteúdos curriculares do Ensino Fundamental
(Português, Matemática, Geografia, História, Ciências e Inglês) cinco (5) dias por semana, de 2ª a 6ª feiras,
em módulos de
tempo de uma hora e meia (1:30 h) cada.
·
Atender numa
2ª Etapa do Projeto, dentro de um Plano de Expansão Associado à Iniciativa
Pública e Privada (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), a ser desenvolvido em localidades próprias, a novecentas
(900) crianças, adolescentes e jovens
(masculinos e femininos) dos seis (6) aos dezoito (18) anos em cada Núcleo de Atendimentos à Infância, à Adolescência e à
Juventude.
·
Proporcionar
a eles uma Educação
de Tempo Integral de quatro horas e meia (4:30 h), diariamente, no contra turno escolar, todos os dias da semana, por meios de uma Assistência e Acompanhamento:
- Nos
Esportes (voleibol, basquetebol,
futsal, handebol, natação, atletismo, futebol de campo, ginástica artística,
desportos de ataque e defesa e outros) três (3) dias por semana, de 2ª a 6ª feiras, em módulos de tempo de uma hora e meia
(1:30 h) cada,
- Nos
Estudos extraclasse dos conteúdos
curriculares do Ensino
Fundamental e do Ensino Médio
(Português, Matemática, Geografia, História, Ciências, Inglês, Física, Química,
Biologia e Literatura) cinco (5)
dias por semana, de 2ª a 6ª feiras, em módulos de tempo de uma hora e meia (1:30 h) cada,
- Na
Inclusão Digital e Internet, três (3)
dias por semana, de 2ª a 6ª feiras, em módulos de tempo de uma hora e meia (1:30 h) cada,
- No
Estudo Programático de língua
estrangeira, preferencialmente, a língua inglesa e espanhola, dois (2) dias por
semana, de 2ª a 6ª feiras, em módulos de tempo de uma hora e meia (1:30 h) cada,
- Na
Música Instrumental e Oral ou no Teatro ou
na Dança e
Expressão Corporal ou em outras atividades culturais, dois (2) dias por semana, de 2ª a 6ª feiras, em módulos de tempo de uma hora e meia
(1:30 h) cada.
·
Proporcionar
a eles, também, Atividades Complementares, com fins de
difundir a prática da solidariedade e
fortalecer os laços da amizade e do companheirismo:
- Caminhadas
e machas,
- Passeios
e excursões ecológicas,
- Acampamentos,
- Trabalhos
sociais e comunitários,
- Desfiles
cívicos.
·
Reservar,
aos sábados, os horários dos Núcleos de
Atendimentos, estritamente,
para promoções
de atividades humanitárias, debates e reflexões sobre questões e
temas humanistas a todos os usuários da Organização.
·
Reservar e destinar, também aos domingos, os espaços e os horários dos Núcleos de
Atendimentos para os intercâmbios esportivos, educativos, culturais e sociais
locais, ou regionais e às atividades do lazer familiar.
·
Promover,
também, à infância, à adolescência, e à juventude por meios de modelos sistêmicos, continuados e
progressivos, uma Assistência e Acompanhamento na Saúde:
- Por
intermédio de testes, gráficos, estatísticas e outros
procedimentos para se medir os
parâmetros de rendimentos das qualidades e habilidades do
desenvolvimento e crescimento
físicos, sob
os cuidados e monitoramento de uma Medicina Desportiva,
- Através de uma Assistência e Acompanhamento Odontológico,
- Por meios de ofertas
diárias, de 2ª a 6ª feiras, de lanches, almoços e
jantares com cardápios variados e balanceados, sob a elaboração e supervisão de um (a) Nutricionista, visando uma
complementação, uma correção e uma melhoria na alimentação cotidiana destas crianças, adolescentes e jovens dos Núcleos de Atendimentos.
VI– ESTRATÉGIAS DE AÇÃO PARA O PLANO PILOTO EXPERIMENTAL:
·
Dos Critérios para a Seleção para esta Fase do
Projeto:
Serão aferidos dois (2) requisitos básicos:
- Excelência no desempenho escolar – ter predisposição, priorizar
e progredir nos estudos,
- Excelência no desempenho dos parâmetros das qualidades e
habilidades psicomotoras, específicas aos esportes propostos.
Serão
selecionados(as) os(as) alunos(as) expoentes das Escolas Públicas que se destacarem e
apresentarem os melhores desempenhos
em ambos os requisitos.
Será
elaborada, também, uma lista hierárquica
dos outros alunos(as) destaques
excedentes, para possíveis e posteriores inclusões no Projeto, por motivos
de desistências ou de desligamentos de alunos(as) iniciantes.
·
Das Condições para a Permanência no Projeto:
- Estar matriculado e frequentar,
regularmente, as aulas da Escola,
- Tornar-se, nos ambientes familiar, escolar e do projeto , ou em
outros quaisquer ambientes e circunstâncias em:
1º) Um elemento
motivado,
2º) Um elemento
disciplinado,
3º) Um elemento
dedicado,
4º) Um elemento
aplicado,
5º) Um elemento
agregador,
Família empenhada e compromissada neste processo (Escola, Família e
Sociedade dos Guerreiros) integrado de educar
e formar,
- Pais (Mães)
e Filhos(as) comprometer-se-ão por
intermédio de um Protocolo de Intenções
(em anexo), a aceitar e cumprir todas as disposições do Projeto,
- Aluno(a) assíduo e destaque no Projeto, mas com baixo rendimento escolar ou com atitudes inadequadas à Escola, em
persistindo as notas baixas, ou os procedimentos inconvenientes, será desligado(a) da Sociedade.
VII – ELABORAÇÃO E AUTORIA DO
PROJETO:
O
Projeto que pretende ser uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e de Inclusão Social foi idealizado e elaborado
pelo Professor de Educação Física:
Ø Formado e
diplomado pela Escola de Educação
Física do Ministério da Marinha (1973).
Ø Registrado na Secretaria de Estado da Educação do Estado do Rio
de Janeiro sob o número 804 (1974).
Ø Registrado no Ministério da Educação e Cultura sob o número 6562 (1974).
Este Projeto “MESTRESDASGERAIS-Sociedade
dos Guerreiros” será realizado e poderá atingir as metas previstas ,
somente, com o efetivo apoio de parceiros .
O LEITOR
ESTARÁ SE PERGUNTANDO:
- QUEM SÃO ESSES
GUERREIROS?
- QUE TIPO DE SOCIEDADE É
ESTA?
Para a sua compreensão
vamos responder a estas perguntas sob as perspectivas
ideológicas, filosóficas e humanistas, dentro do contexto, do que pretende ser esta Pretensa Sociedade.
Os Guerreiros que intencionamos formar têm de direcionar suas ações sob
a ótica de três (3)
aprendizados.
Sob a ótica do primeiro
aprendizado, guiar-se por três (3) princípios:
- Ter o
domínio próprio,
- Buscar o
conhecimento,
- Agir com
sabedoria.
Sob a ótica do segundo
aprendizado, desenvolver cinco (5) predicados:
- Senso de
motivação,
- Senso de
disciplina,
- Senso de
dedicação,
- Senso de
aplicação,
- Senso de
agregação.
Sob a ótica do terceiro
aprendizado, observar um Código de Conduta, formado por dez (10) preceitos:
- O 1º diz
respeito ao dever filial e ao aprendizado com os mais velhos,
- O 2º diz
respeito ao caráter e à personalidade,
- O 3º diz
respeito à sociabilidade e à civilidade,
- O 4º diz
respeito à convivência, à tolerância e ao respeito social,
- O 5º diz
respeito à maturidade e à humanidade,
- O 6º diz
respeito à organização, ao perfeccionismo e ao compromisso,
- O 7º diz
respeito à saúde, à aparência e a autoestima,
- O 8º diz
respeito à responsabilidade e à iniciativa própria,
- O 9º diz
respeito à solidariedade e à solicitude social,
- O 10º diz
respeito à previdência, ao trabalho e a projetos de vida.
Domínio Próprio
O
filósofo grego, Sócrates, já
preconizava a milênios atrás: “conheça a
ti mesmo”. Esta máxima nos ensina que devemos voltar os olhos para dentro
de nós mesmos, numa visão introspectiva e subjetiva. Desta forma, podemos
operar transformações de dentro para fora no caráter e na personalidade.
A História nos apresenta homens que empreitaram
grandes obras, mas fracassaram no ápice do sucesso. Porque? Não conheciam a si próprios e perderam o controle.
Alexandre da Macedônia conquistou de forma meteórica todo o
mundo conhecido, até então. Mas morreu, prematuramente, aos trinta e três (33)
anos, vitimado por orgias sexuais e pela gula.
Aníbal de Cartago tinha, praticamente, destruído a
República Romana, destroçado suas legiões. Mas, na consecução final para o seu
ato de vitória total e aniquiladora sob a República Romana, condescendeu-se com
a prepotência e a arrogância própria e promoveu um festim e grande bacanal aos
seus exércitos. Era o momento exato de que precisavam os romanos. O resto é
história e nós sabemos. Roma firmou-se e perdurou como nação hegemônica sobre o mundo da sua época, durante o final
do milênio A. C. e após o milênio D. C., por muito séculos.
Estes homens nos ensinam
que, para se obter e manter-se em situações de sucesso, temos primeiro de
vencer muitas batalhas contra nós mesmos.
Subjugar e acumular
conquistas sobre emoções, instintos e tendências.
Ter o domínio sobre fobias,
anseios e compulsões.
E, sobretudo, adquirir a
grande capacidade de saber esperar e nunca perder o controle próprio.
No trato com as pessoas e
no transcurso das circunstâncias e situações diárias: ter, sempre, o domínio próprio.
Buscar o Conhecimento
As
civilizações têm se movido, invariavelmente, ao sabor das ondas de
conhecimentos, perpetrados por homens de mentes brilhantes. É
fato!
Podemos
afirmar que o progresso de uma nação está atrelado, diretamente, à produção
intelectual, naquilo que é capaz o seu povo. Também é fato !
Então, só existe um
caminho para um povo evoluir, progredir, prosperar e se estabelecer e ser
respeitado e ter o reconhecimento e exercer influências no trâmite entre as
nações: investir na busca do conhecimento tecnológico, científico e humano para
as suas gerações mais novas.
Esta proposta inconteste e
irrefutável é a postura assumida pela nossa pretensa Organização.
Intencionamos formar
pessoas pertinazes, empenhadas em empreender e realizar.
Que buscam o caminho do
conhecimento para evoluir, progredir, prosperar e se estabelecer e ser
respeitadas e ter o reconhecimento e exercer influências na sociedade e no seu
país.
Hoje, mais do que nunca, o “Ser” e o
“Ter” tem tudo haver com os estudos.
O nome disso? .. Projeto de Vida!..
Agir com Sabedoria
Tomas de Aquino
nos apresentou de um modo peculiar sua avaliação sob conhecimento e sabedoria.
Ele
dizia assim. “O homem, que busca
adquirir o conhecimento para se exaltar, além de presunçoso é um tolo”.
“O homem, que busca o conhecimento
para se edificar, mostra uma atitude louvável e nobre”.
“Mas o homem, que busca o
conhecimento para edificar a si próprio e aos outros, é um sábio.”
Portanto, agir com
sabedoria é aprender e saber, ao longo da vida, conviver e compartilhar os
conhecimentos e as experiências adquiridos.
Quer em situações favoráveis. Quer em
situações adversas.
Com pessoas propensas. Com pessoas
oponentes.
Para uns, fala dura. Para
outros, fala da razão. E para outros, fala branda.
Um processo de maturidade
que vai durar a vida toda.
Em cima dos erros e
acertos vivenciados.
Senso de Motivação.
É saber, exatamente, o que
quer. E acreditar, de verdade, naquilo que faz. Determinação e fé.
Senso de Disciplina.
É ser organizado.
Observar a ordem. E ter um comportamento racional.
Senso de Dedicação.
É mostrar constância e
persistência. Ter compromisso e ter responsabilidade.
Senso de Aplicação.
É mostrar empenho.
Pertinácia. E progresso.
Senso de Agregação.
É demonstrar
solidariedade e respeito. Sociabilidade e civilidade.
Observação.
Estes cinco (5) predicados compõe, efetivamente, um elo coeso de forças
intrínsecas e determinantes e estão representados, simbolicamente, pelos cinco (5)
lados do
polígono.
Código de Conduta.
Poderá ser lido e merecer o apreço do
leitor no final dessa matéria
Símbolo e Cores da
Sociedade.
O Símbolo da Sociedade é representado por uma figura geométrica poligonal, com a área
interna na cor branca, delimitada
por três (3) linhas concêntricas,
uma (1) espada e duas (2) penas de escrever, nas cores vermelha, verde e azul.
O polígono, é uma imagem de força e numa linguagem militar, representa uma praça de guerra. Portanto, o espaço interno dessa figura geométrica representa uma arena de lutas para guerreiros.
A 1ª linha limítrofe da arena poligonal e a espada voltada para baixo em cor vermelha, representam um antagonismo
e simbolizam a 1ª
batalha, que tem de ser travada consigo mesmo. No conhecimento de si próprio
para adquirir o autocontrole
e ter o domínio próprio.
A 2ª linha limítrofe da arena poligonal e a pena voltada
para cima em cor verde, representam a esperança e simbolizam a 2ª batalha
que tem de ser travada pela busca do conhecimento. Que só será
adquirido por intermédio dos estudos.
A 3ª linha limítrofe da arena poligonal e a pena voltada para cima em cor azul,
representam a
serenidade e simbolizam a 3ª batalha que tem de ser travada pela busca da sabedoria.
Que só será adquirida com o tempo, no aprendizado de toda uma vida, em cima dos
erros e acertos.
Estes são os guerreiros, que queremos formar. Serenos.
Dominadores de
si próprios. Com projetos de vida. Verdadeiros guerreiros da paz.
Conclusão.
Que fique claro!
Esta pretensa Sociedade não tem
como fins preparar vencedores.
Dentro das suas perspectivas
ideológicas, filosóficas e humanistas não é a intenção primária desta Sociedade
formar mentalidades de vencedores.
Mesmo porque,
na concepção
realística dos fatos é pura utopia classificar as pessoas. Estas, com
potencial, preparadas para serem as vencedoras. Aquelas, sem potencial,
destinadas a serem as perdedoras. O que, de fato, acontece são situações de
sucesso alternando com situações de fracasso.
Portanto!
Esta pretensa Sociedade direciona seus
esforços em formar e preparar Guerreiros. Desbravadores. Empreendedores.
Realizadores.
Preparados para encarar as perdas inevitáveis, que ocorrerem.
Aptos para aprender e tirar lições com os revés da vida.
E, sobretudo, saberem conviver e compartilhar nas
situações de sucesso.
Exatamente como está escrito
no cancioneiro da Música Popular
Brasileira:
Levanta!
Sacode a poeira.
Dá a volta por cima.
Também está escrito.
Nas minhas investigações debaixo do
sol, vi ainda que a corrida não é para os ágeis, nem a batalha para os bravos,
nem o pão para os prudentes, nem a riqueza para os inteligentes, nem o favor
para os sábios: todos estão à mercê das circunstância e sorte.
O homem não conhece a sua própria
hora: semelhante aos peixes apanhados na rede fatal, aos passarinhos presos no
laço, os homens são enlaçados na hora da calamidade que se arremessa sobre eles
de súbito.
Mas aqueles que contam com o Senhor
renovam suas forças.
O Senhor dá-lhes asas de águia.
Correm sem se cansar.
Vão para frente sem se fatigar.
Pois, o princípio da Sabedoria é o
temor do Senhor.
FOLHA CORRIDA E HISTÓRICO
DE VIDA PROFISSIONAL , DESTE QUE ESCREVE :
2.
FORMAÇÃO ESCOLAR
2.1 Fundamental: E.E Escolar
"Halim Souki Data:
1960-Divinópolis/MG
2.1.1 De 1º Grau: Colégio São Geraldo
Data:
1964-Divinópolis/MG
2.1.2. De 2º Grau: Colégio São Geraldo . Data: 1966-Divinópolis/MG
2.2. Superior
2.2.1. Licenciatura Plena:
Faculdade: Escola de Educação
Física do Ministério da Marinha.
Data: 1973
Registro nº 6.562 - Órgão Ministério
da Educação e Cultura
Registro nº 804 - Órgão Secretaria de
Estado da Educação e
Cultura - RJ.
3.
EXPERIÊNCIA DOCENTE
3.1. Em Nível de 1º Grau:
3.1.1. E.E "Padre Matias
Lobato"
De 1977 a 1982 - cinco (5) anos
3.1.2. E.E "Antônio Gonçalves de
Matos"
De 1979 a
2008 vinte e nove (29) anos .
3.1.3. E.E "São Tarcísio"
De 1981 a 1982 - um (1) ano
3.1.4 E.E " Vicente Mateus"
Em 1997 - um (1) ano
3.1.5 E.E " Luiz Melo Viana
Sobrinho"
Em
1998 - um (1) ano
3.1.6. E.E "Antônio da Costa
Pereira" De 1998 a 2006 –oito (8) anos
3.2. Em Nível de 2º Grau:
3.2.1.
E.E ‘’ São Tomaz de Aquino ‘’ Em
1976 - três (3) meses
3.3 Em Nível
Superior:
Escola de Educação Física do Ministério da
Marinha.
De 1973 a 1976 - três (3) anos.
Exerceu Funções de Instrutoria nos
Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento de Educação Física,
ministrados pela Escola, nas Disciplinas e Turmas Relacionadas.
3.3.1. Disciplina:
Organização e Administração da Educação Física.
Curso de Especialização - para turmas de 1973, 1974 e 1975.
3.3.2. Disciplina: Metodologia e
História da Educação Física
Curso de Aperfeiçoamento - para
turmas de 1974 e 1975.
3.3.3. Disciplina:
Didática e Metodologia da Educação Física
Curso de Aperfeiçoamento - para turmas de 1975.
3.3.4. Disciplina: Desportos
Terrestres e Coletivos
Curso de Aperfeiçoamento - para
turma de 1975.
3.3.5. Disciplina:
Desportos Terrestres e Coletivos
Curso de Especialização - para
turmas de 1974 e 1975.
4.
ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES
4.1. Foi integrante das equipes de organização e execução de
eventos esportivos e recreativos, programados e realizados pelo Centro de
Educação Física Almirante Adalberto Nunes- CEFAN, para as forças terrestres e
marítimas dos diversos quartéis militares e navios de guerra do 1º Distrito
Naval, sediados no Estado do Rio de Janeiro:
4.1.1. Campeonatos de
Atletismo . De
1970 a
1976 - participação em seis (6) campeonato anuais.
4.1.2. Travessias
Marítimas 31 de Março e outras . De 1970 a 1976 - participação em seis (6)
travessias de cada edições anuais.
4.1.3. Rústica de 31
de Março . De 1970 a 1976 - participação
em seis (6) rústicas anuais.
4.1.4. Participação das
equipes de elaboração e arbitragem de jogos, torneios e campeonatos internos da
Marinha de Guerra:
- de
futsal, futebol de campo, basquetebol, voleibol, handbal, natação, judô e
outras modalidades programadas para os quartéis e navios do 1º
Distrito Naval, de 1970 a 1976 .
4.1.5. Participação da 1ª e 2ª Colônia de Férias,
para crianças da Zona Norte da cidade do Rio de
Janeiro, subvencionadas e realizadas nas instalações esportivas e
recreativas do CEFAN, com a parceria
da Secretaria do
Estado da Educação do
Rio de Janeiro em 1974 e 1975.
4.2. Participação dos Jogos Escolares Mineiros nos
anos de 1976,1977, 1978 e
1979,1980 e 1981 pelas escolas:
E. E. ‘’ São Tomaz de Aquino ‘’, E. E. "Padre Matias Lobato",
E.E." Antônio Gonçalves de Matos".
4.2.1. Participação dos Jogos da Integração e de Amizade -
JOIA nos anos de 1999, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2005 pelas E.E Antonio Gonçalves de Matos e pela E.E Antonio da Costa Pereira.
4.3. Desenvolvimento de uma Escolinha de
Psicomotricidade e Iniciação Esportiva ( voleibol e basquetebol) para crianças de 5 a 11 anos no Divinópolis
Tênis Clube. Em 1984.
4.4. Elaborou
e executou, como Técnico de Recreação e Esporte , Concursado e contratado
pelo SESI/MINAS - Serviço Social da Indústria do Estado de Minas Gerais,
Eventos Esportivos e Recreativos, com as parcerias da Prefeitura Municipal de Divinópolis, ACID - Associação Comercial e
Industrial de Divinópolis, DTC -
Divinópolis Tênis Clube, SENAI, CSU - Centro Social Urbano, Sindicato
dos Metalúrgicos, Polícia
Militar e Corpo de Bombeiros do Estado de Minas
Gerais,Tiro de Guerra, Superintendência Regional do Ensino de Divinópolis e outros com o patrocínio de diversas
empresas dos segmentos da Indústria e Comércio de Divinópolis e Região, de 1987 até1996 :
4.4.1. Passeio
Ciclístico
Em 1987 - um (1) ano.
4.4.2. Festivais de
Papagaios - SESI
De 1987 a
1993 - seis (6) anos.
4.4.3. Colônias de
Férias-SESI/CSU
De 1987 a 1993 - seis (6) anos.
4.4.4. Ruas de Lazer -
SESI
De 1987 a 1992 - cinco (5)
anos.
4.4.5. Iniciação e
Treinamento do Voleibol Feminino para a comunidade carente do Centro Social
Urbano.
De 1987 a 1996 - nove (9) anos.
4.4.6. Ginástica Feminina para a comunidade carente
do Centro Social Urbano.
De 1987 a 1996 - nove (9) anos.
4.4.7. Rústica
Divinópolis 75 Anos ( 1987) e Corridas de Pentecostes.
De 1988 a 1994 - seis (6) anos.
4.4.8. Copas das
Indústrias de Futebol de Campo.
De 1988 a 1992 - quatro (4) anos.
4.4.9. Copas ACID de
Futebol de Salão.
De 1987 a 1992 - cinco (5) anos.
4.4.10. Campeonatos de Voleibol de Novos.
De 1988 a 1991 - três (3) anos.
4.4.11. CIMCAL Voleibol Copa.
Em 1991 e 1992 - dois (2) anos.
4.4.12. Circuitos SESI de Voleibol Escolar.
Em 1992 e 1993 - dois (2) anos.
4.4.13. Circuito SESI de Voleibol para Clubes.
Em 1993 - um (1) ano.
4.4.14. Jogos Internos da Cia. Siderúrgica Pains.
Em 1992 e 1993.
4.4.15. Jogos internos da CEMIG.
Em 1992 e 1993.
4.4.16. Jogos Internos da TELEMIG.
Em 1992 e 1993.
4.4.17. Jogos Internos da TransPains.
Em 1992 e 1993.
4.4.18. Jogos Internos Coca-Cola/kaiser.
Em 1992 e 1993.
4.5. Desenvolveu em 1998 e 1999, uma Escolinha de Voleibol
Feminino no TG 04-019,
com a parceria do Estrela do Oeste Clube. Visava descobrir e preparar futuros talentos desta
modalidade esportiva para o Clube, entre meninas iniciantes dos 10
aos 12 anos, que atendessem aos parâmetros do tamanho e habilidade para o
Voleibol.
Trabalhou com 90 meninas, distribuídas por faixas
etárias e 4 vezes por semana para
aquisição e fundamentação dos gestos básicos da modalidade.
5. CARGOS
E FUNÇÕES EM EXERCÍCIO
5.1. Professor de Educação Física da Rede
Pública de Ensino Estadual aposentado em dois (2) Cargos
Públicos em 2006 e em 2008 .
5.2. No ano de 2000 elaborou e
começou a desenvolver a Sociedade dos
"Guerreiros" com a parceria do TG
04-019 e com o apoio financeiro das Comunidades
próximas, para atender um máximo de 90 garotos
e garotas . A Sociedade vinha sendo reformulada, anualmente,
visando melhoria na qualidade dos serviços prestados e propunha-se atingir uma meta de 160 atendimentos , masculinos
e femininos e beneficiar cerca de 140 famílias . Horas trabalhadas na Sociedade , até 2009 : - um
máximo de 20 horas semanais .
Numa etapa seguinte ,
visava implementar a realização do PLANO PILOTO EXPERIMENTAL , em 2010 , o que de fato não ocorreu , pois cessou a PARCERIA DE TG 04 – O19 DO EXÉRCITO
BRASILEIRO .
6.
FORMAÇÃO EXTRA - CURRICULAR
6.1. Participação do Curso Intensivo de
Orientação e Ação Social pela Faculdade
de Filosofia e Letras de Divinópolis. Em
1966.
6.2. Militar do Ministério da Marinha. De
1969 a
1976
- sete (7) anos de Serviço Militar.
6.3. Participação do III Curso de Colônia de
Férias, ministrado pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura do RJ.
Em 1975.
6.4. Participação de Encontros de Profissionais de Educação Física em Cursos de Reciclagem, Seminários de
Esportes e Saúde, Cursos de Recreação e Esportes, elaborados e ministrados pelo
SESI/MINAS - Serviço Social da Indústria do Estado de Minas Gerais nos anos de
1987, 1988,
1989, 1990, 1991, 1992, 1993.
Declaro que são verdadeiras todas
informações registradas NESTA FOLHA CORRIDA ,
deste que escreve .
OBSERVAÇÕES
:
- Este Projeto de Inclusão Social ´´Sociedade dos Guerreiros``, já foi , de fato,
implementado e realizado , no período compreendido entre
os anos de 2000 a 2010, numa Organização Militar do Exército Brasileiro
. Atendeu em 10
anos de efetivo exercício , a milhares de
adolescentes e jovens de cinco [ 5 ] Escolas Públicas Estaduais da Região . No
ano de 2010 a proposta de expansão do Projeto do Professor , transformando-o no
Plano Piloto Experimental , majorando a demanda
e melhorando a qualidade de atendimento , não foi suscetível à compreensão e
não encontrou guarida e nem apoio do novo Comandante , Sub-Tenente , do TG 04 -
019 do Exército Brasileiro.
Justificativas!
O que a nossa Sociedade e as
Comunidades Escolares estão propondo com a implementação deste Projeto de Inclusão Social é a realização de uma proposta inédita dentro
de um contexto , de um fato novo , para um começo de mudança
no paradigma da Escola Pública.
Ou seja!
O que nós estamos levantando e propondo hoje , é o começo da resolução
de uma grande questão social, para que a Sociedade, os Governos Municipais, Estaduais e Federal
e os Empresários repensem suas posições e se
questionem a respeito das políticas públicas de assistências sociais para a infância, a adolescência e a juventude.
Ocupar o tempo nas horas da ociosidade da infância , da adolescência e da juventude no contra turno escolar é desta forma:
_Com uma nova postura de Escola Pública de tempo
integral !
O Problema.
Hoje, as Escolas Públicas não têm condições humanas, materiais e
financeiras e muito menos estruturas físicas para oferecerem estes benefícios
sociais (esportes, estudos extraclasse, inclusão digital e internet,
estudo programático da língua inglesa e espanhola e música instrumental e oral)
e outros a totalidade dos seus alunos nos dois (2)
turnos escolares , simultaneamente.
A Solução.
Organismos e Entidades com propostas semelhantes às nossas, para o investimento
do Capital e do Trabalho com parcerias da
iniciativa pública e privada.
Ou seja!
Empreendimentos mistos no financiamento e no gerenciamento, criados para estes fins específicos:
_Ocupar, integralmente, o tempo ocioso no contra turno escolar da infância , da
adolescência e da juventude com:
os esportes,
os estudos extraclasse,
a inclusão digital e internet,
o estudo programático da língua inglesa e espanhola (ler, escrever, falar),
a música instrumental e oral,
o teatro, a dança,
e muitas outras atividades ocupacionais .
É possível e necessário?
Sim!
Nós pensamos e temos a mais firme convicção
que:
_Investir nas novas
gerações é o mesmo que investir no progresso, na promoção da justiça e da paz social, para um sistema democrático, verdadeiramente amplo e mais
paritário.
Que , ‘’Aquele-que-é , Aquele-que-era
, Aquele-que-vem ‘’, possa nos abençoar para que a oportunidade de hoje, seja a realidade de amanha!
ESTAMOS AGUARDANDO O
TEMPO E A OCASIÃO , PROPÍCIOS , PARA
IMPLEMENTÁ-LO , EM DEFINITIVO , COM NOVOS PARCEIROS E NOS
ESPAÇOS PRÓPRIOS .
Assinado : mestresdasgerais [ O Visionário ] .
mestresdasgerais@gmail.com
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