"Somos os Mestres e as Mestras das Minas Gerais .
Somos uma corrente de Pensadores Independentes e Livres , mobilizados por uma Causa Comum .
Queremos a concretização , de fato e de direito , para uma Educação Pública Libertadora e Igualitária , de Qualidade e para Todos .
Queremos o '' Labore Nostru '' de cada dia , árduo , persistente e imprescindível de Operários do Saber , devidamente , Reconhecido e Valorizado .
Hoje , legitimado por Direito e por Justiça."

segunda-feira, 30 de julho de 2012

O VISIONÁRIO - ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO.

















PROJETO DE INCLUSÃO SOCIAL.
·         MESTRESDASGERAIS - SOCIEDADE DOS GUERREIROS . ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO.

II – JUSTIFICATIVAS:
·         “É dever da família, da sociedade e do estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.
Constituição Brasileira. Art. 227.
·         “Considerando que a prioridade absoluta constitucional (Art. 227 da CF/1988) é a garantia de todos os direitos da criança e do adolescente; Considerando que, dentre estes direitos estão os direitos à educação, à saúde, ao lazer e a convivência comunitária, os quais são especialmente enfocados e valorizados através da prática de esportes; Considerando que a educação - no sentido mais amplo da palavra - é a raiz da evolução de cada pessoa e, portanto, da sociedade; Considerando, ainda, que garantir a observância dos direitos da infância e da adolescência é o único meio seguro e perene de garantir o progresso, a evolução e melhoria de vida para todas as pessoas; manifesto meu apoio ao projeto “Sociedade dos Guerreiros”.
Carlos José e Silva Fortes. Promotor de Justiça
·         Investir nas novas gerações é o mesmo que investir no progresso, na promoção da justiça e da paz social, para um sistema democrático, verdadeiramente amplo e mais paritário.

III – FINALIDADES:
·         Valorizar o Professor e a Escola Pública.

·         Capacitar aos alunos das Escolas Públicas nas competências necessárias para concorrerem às Escolas Técnicas e Universidades Públicas e ao Mercado de Trabalho.    

·         Desenvolver um Trabalho Integrado envolvendo a Família, a Escola e os MESTRESDASGERAIS - Sociedade dos Guerreiros.

IV – OBJETIVOS:
·         Ocupar o tempo ocioso da infância, da adolescência e da juventude com atividades sistêmicas, continuadas e progressivas de práticas esportivas, educativas, culturais e sociais no contra turno escolar visando uma Educação de Tempo Integral.

·         Prevenir e afastar, com estas práticas regulares, a infância, a adolescência e a juventude do crime e da marginalidade: longe das drogas, dos furtos, da prostituição, da violência e dos pequenos delitos e de outras atitudes e modelos, negativos para a vida.
·         No exercício regular destas práticas esportivas, educativas, culturais e sociais, estabelecer regras e limites, determinar valores, propor metas e oferecer melhorias na qualidade de vida e melhores perspectivas nas realizações das aptidões e expectativas pessoais (Projeto de Vida) à infância, à adolescência e à juventude.

·         Formar cidadãos e cidadãs conscientes e produtivos, perfeitamente capazes e integrados à sociedade.

V – METAS:
·         Atender numa 1ª Etapa do Projeto, dentro de um Plano Piloto Experimental, a ser desenvolvido nos espaços físicos , em parcerias disponíveis ,  para crianças e adolescentes (masculinos e femininos) dos nove (9) aos quatorze (14) anos.

·         Proporcionar a eles uma Assistência e um Acompanhamento:
-  Nos Esportes (voleibol, basquetebol e futsal) três (3) dias por semana, de 2ª a 6ª feiras, em módulos de tempo de uma hora e meia (1:30 h) cada.
-  Nos Estudos extraclasse dos conteúdos curriculares do Ensino Fundamental (Português, Matemática, Geografia, História, Ciências e Inglês) cinco (5) dias por semana, de 2ª a 6ª feiras, em módulos de tempo de uma hora e meia (1:30 h) cada.

·         Atender numa 2ª Etapa do Projeto, dentro de um Plano de Expansão Associado à Iniciativa Pública e Privada (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), a ser desenvolvido em localidades próprias, a novecentas (900) crianças, adolescentes e jovens (masculinos e femininos) dos seis (6) aos dezoito (18) anos em cada Núcleo de Atendimentos à Infância, à Adolescência e à Juventude.

·         Proporcionar a eles uma Educação de Tempo Integral de quatro horas e meia (4:30 h), diariamente, no contra turno escolar, todos os dias da semana, por meios de uma Assistência e Acompanhamento:
-  Nos Esportes (voleibol, basquetebol, futsal, handebol, natação, atletismo, futebol de campo, ginástica artística, desportos de ataque e defesa e outros) três (3) dias por semana, de 2ª a 6ª feiras, em módulos de tempo de uma hora e meia (1:30 h) cada,
-  Nos Estudos extraclasse dos conteúdos curriculares do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (Português, Matemática, Geografia, História, Ciências, Inglês, Física, Química, Biologia e Literatura) cinco (5) dias por semana, de 2ª a 6ª feiras, em módulos de tempo de uma hora e meia (1:30 h) cada,
-  Na Inclusão Digital e Internet, três (3) dias por semana, de 2ª a 6ª feiras, em módulos de tempo de uma hora e meia (1:30 h) cada,
-  No Estudo Programático de língua estrangeira, preferencialmente, a língua inglesa e espanhola, dois (2) dias por semana, de 2ª a 6ª feiras, em módulos de tempo de uma hora e meia (1:30 h) cada,
-  Na Música Instrumental e Oral ou no Teatro ou na Dança e Expressão Corporal ou em outras atividades culturais, dois (2) dias por semana, de 2ª a 6ª feiras, em módulos de tempo de uma hora e meia (1:30 h) cada.

·         Proporcionar a eles, também, Atividades Complementares, com fins de difundir a prática da solidariedade e fortalecer os laços da amizade e do companheirismo:
-  Caminhadas e machas,
-  Passeios e excursões ecológicas,
-  Acampamentos,
-  Trabalhos sociais e comunitários,
-  Desfiles cívicos.

·         Reservar, aos sábados, os horários dos Núcleos de Atendimentos, estritamente, para promoções de atividades humanitárias, debates e reflexões sobre questões e temas humanistas a todos os usuários da Organização.

·         Reservar e destinar, também aos domingos, os espaços e os horários dos Núcleos de Atendimentos para os intercâmbios esportivos, educativos, culturais e sociais locais, ou regionais e às atividades do lazer familiar.

·         Promover, também, à infância, à adolescência, e à juventude por meios de modelos sistêmicos, continuados e progressivos, uma Assistência e Acompanhamento na Saúde:
-  Por intermédio de testes, gráficos, estatísticas e outros procedimentos para se medir os parâmetros de rendimentos das qualidades e habilidades do desenvolvimento e crescimento físicos, sob os cuidados e monitoramento de uma Medicina Desportiva,
-  Através de uma Assistência e Acompanhamento Odontológico,
-  Por meios de ofertas diárias, de 2ª a 6ª feiras, de lanches, almoços e jantares com cardápios variados e balanceados, sob a elaboração e supervisão de um (a) Nutricionista, visando uma complementação, uma correção e uma melhoria na alimentação cotidiana destas crianças, adolescentes e jovens dos Núcleos de Atendimentos.

VI– ESTRATÉGIAS DE AÇÃO PARA O PLANO PILOTO EXPERIMENTAL:
·         Dos Critérios para a Seleção para esta Fase do Projeto:
Serão aferidos dois (2) requisitos básicos:
-  Excelência no desempenho escolar – ter predisposição, priorizar e progredir nos estudos,
-  Excelência no desempenho dos parâmetros das qualidades e habilidades psicomotoras, específicas aos esportes propostos.
Serão selecionados(as) os(as) alunos(as) expoentes das Escolas Públicas que se destacarem e apresentarem os melhores desempenhos em ambos os requisitos.
Será elaborada, também, uma lista hierárquica dos outros alunos(as) destaques excedentes, para possíveis e posteriores inclusões no Projeto, por motivos de desistências ou de desligamentos de alunos(as) iniciantes.
·         Das Condições para a Permanência no Projeto:
-  Estar matriculado e frequentar, regularmente, as aulas da Escola,
-  Tornar-se, nos ambientes familiar, escolar e do projeto , ou em outros quaisquer ambientes e circunstâncias em:
1º) Um elemento motivado,
2º) Um elemento disciplinado,
3º) Um elemento dedicado,
4º) Um elemento aplicado,
5º) Um elemento agregador,
 Família empenhada e compromissada neste processo (Escola, Família e Sociedade dos Guerreiros) integrado de educar e formar,
-  Pais (Mães) e Filhos(as) comprometer-se-ão por intermédio de um Protocolo de Intenções (em anexo), a aceitar e cumprir todas as disposições do Projeto,
-  Aluno(a) assíduo e destaque no Projeto, mas com baixo rendimento escolar ou com atitudes inadequadas à Escola, em persistindo as notas baixas, ou os procedimentos inconvenientes, será desligado(a) da Sociedade.

VII – ELABORAÇÃO E AUTORIA DO PROJETO:
O Projeto que pretende ser uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e de Inclusão Social foi idealizado e elaborado pelo Professor de Educação Física:
Ø  Formado e diplomado pela Escola de Educação Física do Ministério da Marinha (1973).
Ø  Registrado na Secretaria de Estado da Educação do Estado do Rio de Janeiro sob o número 804 (1974).
Ø  Registrado no Ministério da Educação e Cultura sob o número 6562 (1974).
Este Projeto MESTRESDASGERAIS-Sociedade dos Guerreiros” será realizado e poderá atingir as metas previstas , somente, com o efetivo apoio de parceiros .

O  LEITOR  ESTARÁ  SE  PERGUNTANDO:
- QUEM SÃO ESSES GUERREIROS?
- QUE TIPO DE SOCIEDADE É ESTA?

Para a sua compreensão vamos responder a estas perguntas sob as perspectivas ideológicas, filosóficas e humanistas, dentro do contexto, do que pretende ser esta Pretensa Sociedade.
Os Guerreiros que intencionamos formar têm de direcionar suas ações sob a ótica de três (3) aprendizados.
Sob a ótica do primeiro aprendizado, guiar-se por três (3) princípios:
-  Ter o domínio próprio,
-  Buscar o conhecimento,
-  Agir com sabedoria.

Sob a ótica do segundo aprendizado, desenvolver cinco (5) predicados:
-  Senso de motivação,
-  Senso de disciplina,
-  Senso de dedicação,
-  Senso de aplicação,
-  Senso de agregação.

Sob a ótica do terceiro aprendizado, observar um Código de Conduta, formado por dez (10) preceitos:
-  O 1º diz respeito ao dever filial e ao aprendizado com os mais velhos,
-  O 2º diz respeito ao caráter e à personalidade,
-  O 3º diz respeito à sociabilidade e à civilidade,
-  O 4º diz respeito à convivência, à tolerância e ao respeito social,
-  O 5º diz respeito à maturidade e à humanidade,
-  O 6º diz respeito à organização, ao perfeccionismo e ao compromisso, 
-  O 7º diz respeito à saúde, à aparência e a autoestima,
-  O 8º diz respeito à responsabilidade e à iniciativa própria,
-  O 9º diz respeito à solidariedade e à solicitude social,
-  O 10º diz respeito à previdência, ao trabalho e a projetos de vida.

Domínio Próprio
O filósofo grego, Sócrates, já preconizava a milênios atrás: “conheça a ti mesmo”. Esta máxima nos ensina que devemos voltar os olhos para dentro de nós mesmos, numa visão introspectiva e subjetiva. Desta forma, podemos operar transformações de dentro para fora no caráter e na personalidade.
A História nos apresenta homens que empreitaram grandes obras, mas fracassaram no ápice do sucesso. Porque? Não conheciam a si próprios e perderam o controle.
Alexandre da Macedônia conquistou de forma meteórica todo o mundo conhecido, até então. Mas morreu, prematuramente, aos trinta e três (33) anos, vitimado por orgias sexuais e pela gula.
Aníbal de Cartago tinha, praticamente, destruído a República Romana, destroçado suas legiões. Mas, na consecução final para o seu ato de vitória total e aniquiladora sob a República Romana, condescendeu-se com a prepotência e a arrogância própria e promoveu um festim e grande bacanal aos seus exércitos. Era o momento exato de que precisavam os romanos. O resto é história e nós sabemos. Roma firmou-se e perdurou como nação hegemônica  sobre o mundo da sua época, durante o final do milênio A. C. e após o milênio D. C., por muito séculos.
Estes homens nos ensinam que, para se obter e manter-se em situações de sucesso, temos primeiro de vencer muitas batalhas contra nós mesmos.
Subjugar e acumular conquistas sobre emoções, instintos e tendências.
Ter o domínio sobre fobias, anseios e compulsões.
E, sobretudo, adquirir a grande capacidade de saber esperar e nunca perder o controle próprio.
No trato com as pessoas e no transcurso das circunstâncias e situações diárias: ter, sempre, o domínio próprio.

Buscar o Conhecimento
As civilizações têm se movido, invariavelmente, ao sabor das ondas de conhecimentos, perpetrados por homens de mentes brilhantes.  É fato!
Podemos afirmar que o progresso de uma nação está atrelado, diretamente, à produção intelectual, naquilo que é capaz o seu povo. Também é fato !
Então, só existe um caminho para um povo evoluir, progredir, prosperar e se estabelecer e ser respeitado e ter o reconhecimento e exercer influências no trâmite entre as nações: investir na busca do conhecimento tecnológico, científico e humano para as suas gerações mais novas.
Esta proposta inconteste e irrefutável é a postura assumida pela nossa pretensa Organização.
Intencionamos formar pessoas pertinazes, empenhadas em empreender e realizar.
Que buscam o caminho do conhecimento para evoluir, progredir, prosperar e se estabelecer e ser respeitadas e ter o reconhecimento e exercer influências na sociedade e no seu país.
Hoje, mais do que nunca, o “Ser” e o “Ter” tem tudo haver com os estudos.
 O nome disso? .. Projeto de Vida!..

Agir com Sabedoria
Tomas de Aquino nos apresentou de um modo peculiar sua avaliação sob conhecimento e sabedoria.
Ele dizia assim. “O homem, que busca adquirir o conhecimento para se exaltar, além de presunçoso é um tolo”.
“O homem, que busca o conhecimento para se edificar, mostra uma atitude louvável e nobre”.
“Mas o homem, que busca o conhecimento para edificar a si próprio e aos outros, é um sábio.”
Portanto, agir com sabedoria é aprender e saber, ao longo da vida, conviver e compartilhar os conhecimentos e as experiências adquiridos.
Quer em situações favoráveis. Quer em situações adversas.
Com pessoas propensas. Com pessoas oponentes.
Para uns, fala dura. Para outros, fala da razão. E para outros, fala branda.
Um processo de maturidade que vai durar a vida toda.
Em cima dos erros e acertos vivenciados. 

Senso de Motivação.
É saber, exatamente, o que quer. E acreditar, de verdade, naquilo que faz. Determinação e fé.
Senso de Disciplina.
É ser organizado. Observar a ordem. E ter um comportamento racional.
Senso de Dedicação.
É mostrar constância e persistência. Ter compromisso e ter responsabilidade.
Senso de Aplicação.
É mostrar empenho. Pertinácia. E progresso.
Senso de Agregação.
É demonstrar solidariedade e respeito. Sociabilidade e civilidade.
Observação.
Estes cinco (5) predicados compõe, efetivamente, um elo coeso de forças  intrínsecas e determinantes e estão  representados, simbolicamente, pelos cinco (5) lados do polígono.

Código de Conduta.
Poderá ser lido e merecer o apreço do leitor no final dessa matéria

Símbolo e Cores da Sociedade.
O Símbolo da Sociedade é representado por uma figura geométrica poligonal, com a área interna na cor branca, delimitada por três (3) linhas concêntricas, uma (1) espada e duas (2) penas de escrever, nas cores vermelha, verde e azul.
O polígono, é uma imagem de força e numa linguagem militar, representa uma praça de guerra. Portanto, o espaço interno dessa figura geométrica representa uma arena de lutas para guerreiros.
A 1ª linha limítrofe da arena poligonal e a espada voltada para baixo em cor vermelha, representam um antagonismo e simbolizam a 1ª batalha, que tem de ser travada consigo mesmo. No conhecimento de si próprio para adquirir o autocontrole e ter o domínio próprio.
A 2ª linha limítrofe da arena poligonal e a pena voltada para cima em cor verde, representam a esperança e simbolizam a 2ª batalha que tem de ser travada pela busca do conhecimento. Que só será adquirido por intermédio dos estudos.
A 3ª linha limítrofe da arena poligonal e a pena voltada para cima em cor azul, representam a serenidade e simbolizam a 3ª batalha que tem de ser travada pela busca da sabedoria. Que só será adquirida com o tempo, no aprendizado de toda uma vida, em cima dos erros e acertos.
Estes são os guerreiros, que queremos formar. Serenos. Dominadores de si próprios. Com projetos de vida. Verdadeiros guerreiros da paz. 

Conclusão.
Que fique claro!
Esta pretensa Sociedade não tem como fins preparar vencedores.
Dentro das suas perspectivas ideológicas, filosóficas e humanistas não é a intenção primária desta Sociedade formar mentalidades de vencedores.
Mesmo porque,
na  concepção realística dos fatos é pura utopia classificar as pessoas. Estas, com potencial, preparadas para serem as vencedoras. Aquelas, sem potencial, destinadas a serem as perdedoras. O que, de fato, acontece são situações de sucesso alternando com situações de fracasso.
Portanto!
Esta pretensa Sociedade direciona seus esforços em formar e preparar Guerreiros. Desbravadores. Empreendedores. Realizadores.
Preparados para encarar as perdas inevitáveis, que ocorrerem.
Aptos para aprender e tirar lições com os revés da vida.
E, sobretudo, saberem conviver e compartilhar nas situações de sucesso.
Exatamente como está escrito no cancioneiro da Música Popular Brasileira:
Levanta!
Sacode a poeira.
Dá a volta por cima.

Também está escrito.
Nas minhas investigações debaixo do sol, vi ainda que a corrida não é para os ágeis, nem a batalha para os bravos, nem o pão para os prudentes, nem a riqueza para os inteligentes, nem o favor para os sábios: todos estão à mercê das circunstância e sorte.
O homem não conhece a sua própria hora: semelhante aos peixes apanhados na rede fatal, aos passarinhos presos no laço, os homens são enlaçados na hora da calamidade que se arremessa sobre eles de súbito.
Mas aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças.
O Senhor dá-lhes asas de águia.
Correm sem se cansar.
Vão para frente sem se fatigar.
Pois, o princípio da Sabedoria é o temor do Senhor.


                      





FOLHA CORRIDA E HISTÓRICO DE VIDA PROFISSIONAL , DESTE QUE ESCREVE :

2.           FORMAÇÃO ESCOLAR 
2.1   Fundamental: E.E Escolar "Halim Souki  Data: 1960-Divinópolis/MG

2.1.1     De 1º Grau: Colégio São Geraldo   Data: 1964-Divinópolis/MG

2.1.2.    De 2º Grau: Colégio São Geraldo .  Data: 1966-Divinópolis/MG

2.2.      Superior
2.2.1.   Licenciatura Plena:
            Faculdade: Escola de Educação Física do Ministério da    Marinha.
          Data: 1973
          Registro nº 6.562 - Órgão Ministério da Educação e Cultura
          Registro nº 804 - Órgão Secretaria de Estado da Educação e
          Cultura - RJ.

3.         EXPERIÊNCIA DOCENTE
3.1.      Em Nível de 1º Grau:
3.1.1.   E.E "Padre Matias Lobato"
            De 1977 a 1982 - cinco (5) anos
3.1.2.   E.E "Antônio Gonçalves de Matos"
            De 1979 a 2008 vinte e nove (29) anos .
3.1.3.   E.E "São Tarcísio"
            De 1981 a 1982 - um (1) ano
3.1.4    E.E " Vicente Mateus"
            Em 1997 - um (1) ano
3.1.5    E.E " Luiz Melo Viana Sobrinho"
            Em 1998 - um (1) ano
3.1.6.   E.E "Antônio da Costa Pereira" De 1998 a 2006 –oito (8) anos

3.2.      Em Nível de 2º Grau:

3.2.1.         E.E ‘’ São Tomaz de Aquino ‘’ Em 1976 - três (3) meses

3.3       Em Nível Superior:
            Escola de Educação Física do Ministério da Marinha.
            De 1973 a 1976 - três (3) anos.
       Exerceu Funções de Instrutoria nos Cursos de Especialização   e  Aperfeiçoamento de Educação Física, ministrados pela Escola, nas Disciplinas e Turmas Relacionadas.
3.3.1.   Disciplina: Organização e Administração da Educação Física.
            Curso de Especialização - para turmas de 1973, 1974 e 1975.
3.3.2.   Disciplina: Metodologia e História da Educação Física
          Curso de Aperfeiçoamento - para turmas de 1974 e 1975.
3.3.3.   Disciplina: Didática e Metodologia da Educação Física
            Curso de Aperfeiçoamento - para turmas de 1975.
3.3.4.   Disciplina: Desportos Terrestres e Coletivos
            Curso de Aperfeiçoamento - para turma de 1975.
3.3.5.   Disciplina: Desportos Terrestres e Coletivos
            Curso de Especialização - para turmas de 1974 e 1975.

4.         ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES
4.1.   Foi integrante das equipes de organização e execução de eventos esportivos e recreativos, programados e realizados pelo Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes- CEFAN, para as forças terrestres e marítimas dos diversos quartéis militares e navios de guerra do 1º Distrito Naval, sediados no Estado do Rio de Janeiro:
4.1.1.   Campeonatos de Atletismo . De 1970 a 1976 - participação em seis (6) campeonato anuais.
4.1.2.   Travessias Marítimas 31 de Março e outras . De 1970 a 1976 - participação em seis (6) travessias de cada edições anuais.
4.1.3.   Rústica de 31 de Março . De 1970 a 1976 - participação em seis (6) rústicas anuais.
4.1.4.   Participação das equipes de elaboração e arbitragem de jogos, torneios e campeonatos internos da Marinha de Guerra: 
- de futsal, futebol de campo, basquetebol, voleibol, handbal, natação, judô e outras modalidades programadas para os  quartéis e navios   do 1º Distrito Naval, de 1970 a 1976 .
4.1.5.   Participação da 1ª e 2ª Colônia de Férias, para crianças da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, subvencionadas e realizadas nas instalações esportivas e recreativas do CEFAN, com a parceria da Secretaria  do  Estado da Educação do Rio de Janeiro em 1974 e 1975.
4.2.     Participação dos Jogos Escolares Mineiros nos anos de 1976,1977, 1978 e 1979,1980 e 1981 pelas escolas: E. E. ‘’ São Tomaz de Aquino ‘’, E. E. "Padre Matias Lobato", E.E." Antônio Gonçalves de Matos".
4.2.1.  Participação dos Jogos da Integração e de Amizade - JOIA        nos anos de 1999, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2005 pelas E.E Antonio Gonçalves de Matos e pela E.E  Antonio da Costa Pereira.
4.3.    Desenvolvimento de uma Escolinha de Psicomotricidade e Iniciação Esportiva ( voleibol e basquetebol) para crianças de 5 a 11 anos no Divinópolis Tênis Clube.  Em 1984.
4.4.    Elaborou e executou, como Técnico de Recreação e Esporte , Concursado e contratado pelo SESI/MINAS - Serviço Social da Indústria do Estado de Minas Gerais, Eventos Esportivos e Recreativos, com as parcerias da Prefeitura Municipal de Divinópolis, ACID - Associação Comercial e Industrial de Divinópolis, DTC - Divinópolis Tênis Clube, SENAI, CSU - Centro Social Urbano,  Sindicato  dos  Metalúrgicos,  Polícia  Militar e Corpo de Bombeiros do Estado de  Minas  Gerais,Tiro de Guerra, Superintendência Regional do Ensino de Divinópolis e outros com o patrocínio de diversas empresas dos segmentos da Indústria e Comércio de Divinópolis e Região, de 1987 até1996 :
4.4.1.   Passeio Ciclístico
            Em 1987 - um (1) ano.
4.4.2.   Festivais de Papagaios - SESI
            De 1987 a 1993 - seis (6) anos.
4.4.3.   Colônias de Férias-SESI/CSU
            De 1987 a 1993 - seis (6) anos.
4.4.4.   Ruas de Lazer - SESI
            De 1987 a 1992 - cinco (5) anos.
4.4.5.   Iniciação e Treinamento do Voleibol Feminino para a comunidade carente do Centro Social Urbano.
            De 1987 a 1996 - nove (9) anos.
4.4.6.   Ginástica Feminina para a comunidade carente do Centro Social Urbano.
            De 1987 a 1996 - nove (9) anos.
4.4.7.  Rústica Divinópolis 75 Anos ( 1987) e Corridas de Pentecostes.
            De 1988 a 1994 - seis (6) anos.
4.4.8.   Copas das Indústrias de Futebol de Campo.
            De 1988 a 1992 - quatro (4) anos.
4.4.9.   Copas ACID de Futebol de Salão.
            De 1987 a 1992 - cinco (5) anos.
4.4.10. Campeonatos de Voleibol de Novos.
            De 1988 a 1991 - três (3) anos.
4.4.11. CIMCAL Voleibol Copa.
            Em 1991 e 1992 - dois (2) anos.
4.4.12. Circuitos SESI de Voleibol Escolar.
            Em 1992 e 1993 - dois (2) anos.
4.4.13. Circuito SESI de Voleibol para Clubes.
            Em 1993 - um (1) ano.
4.4.14. Jogos Internos da Cia. Siderúrgica Pains.
            Em 1992 e 1993.
4.4.15. Jogos internos da CEMIG.
            Em 1992 e 1993.
4.4.16. Jogos Internos da TELEMIG.
            Em 1992 e 1993.
4.4.17. Jogos Internos da TransPains.
            Em 1992 e 1993.
4.4.18. Jogos Internos Coca-Cola/kaiser.
            Em 1992 e 1993.
4.5.      Desenvolveu em 1998 e 1999, uma Escolinha de Voleibol
Feminino no TG 04-019, com a parceria do Estrela do Oeste Clube.  Visava descobrir e preparar futuros talentos desta modalidade esportiva para o Clube, entre meninas iniciantes dos 10 aos 12 anos, que atendessem aos parâmetros do tamanho e habilidade para o Voleibol. 
Trabalhou com 90 meninas, distribuídas por faixas etárias e 4 vezes  por semana para aquisição e fundamentação dos gestos básicos da modalidade.

5.             CARGOS E FUNÇÕES EM EXERCÍCIO
5.1.         Professor de Educação Física da Rede Pública de Ensino Estadual aposentado em dois (2) Cargos Públicos em 2006 e em 2008 .
5.2.   No ano de 2000 elaborou e começou a desenvolver a            Sociedade dos  "Guerreiros" com a parceria do TG 04-019 e com o apoio financeiro das Comunidades próximas, para  atender  um máximo de 90 garotos e garotas .  A Sociedade vinha sendo reformulada, anualmente, visando melhoria na qualidade dos serviços prestados e propunha-se atingir uma meta de 160 atendimentos , masculinos e femininos e beneficiar cerca de 140 famílias . Horas trabalhadas na Sociedade , até 2009   : -  um máximo de 20 horas semanais . 
 Numa etapa seguinte , visava implementar a realização do PLANO PILOTO EXPERIMENTAL , em 2010 , o que de fato não ocorreu , pois cessou a PARCERIA DE TG 04 – O19 DO EXÉRCITO BRASILEIRO .

6.         FORMAÇÃO EXTRA - CURRICULAR

6.1.    Participação do Curso Intensivo de Orientação e Ação Social  pela Faculdade de Filosofia e Letras de Divinópolis.  Em 1966.
6.2.      Militar do Ministério da Marinha. De 1969 a 1976 - sete (7) anos de Serviço Militar.
6.3.      Participação do III Curso de Colônia de Férias, ministrado pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura do RJ. Em 1975.
6.4.     Participação de Encontros de Profissionais de Educação  Física em Cursos de Reciclagem, Seminários de Esportes e Saúde, Cursos de Recreação e Esportes, elaborados e ministrados pelo SESI/MINAS - Serviço Social da Indústria do Estado de Minas Gerais nos anos de 1987, 1988, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993.
              Declaro que são verdadeiras todas informações registradas NESTA FOLHA CORRIDA , deste que escreve .   
OBSERVAÇÕES :
- Este Projeto de Inclusão Social ´´Sociedade dos Guerreiros``, já foi , de fato, implementado e realizado , no período compreendido entre os anos de 2000 a 2010, numa Organização Militar do Exército Brasileiro .  Atendeu em 10 anos de efetivo exercício , a milhares de adolescentes e jovens de cinco [ 5 ] Escolas Públicas Estaduais da Região . No ano de 2010 a proposta de expansão do Projeto do Professor , transformando-o no Plano Piloto Experimental , majorando a demanda e melhorando a qualidade de atendimento , não foi suscetível à compreensão e não encontrou guarida e nem apoio do novo Comandante , Sub-Tenente , do TG 04 - 019 do Exército Brasileiro. 
Justificativas!
O que a nossa Sociedade e as Comunidades Escolares estão propondo com a implementação deste Projeto de Inclusão Social é a realização de uma proposta inédita dentro de um contexto , de um fato novo , para um começo de mudança no paradigma da Escola Pública.
  Ou seja!
O que nós estamos levantando e propondo hoje , é o começo da resolução de uma grande questão social, para que a Sociedade, os Governos Municipais, Estaduais e Federal e os Empresários repensem suas posições e se questionem a respeito das políticas públicas de assistências sociais para a infância, a adolescência  e a juventude.
Ocupar o tempo nas horas da ociosidade da infância , da adolescência e da juventude no contra turno escolar é desta forma:
_Com uma nova postura de Escola Pública de tempo integral !

O Problema.
Hoje, as Escolas Públicas não têm condições humanas, materiais e financeiras e muito menos estruturas físicas para oferecerem estes benefícios sociais (esportes, estudos extraclasse, inclusão digital e internet, estudo programático da língua inglesa e espanhola e música instrumental e oral) e outros a totalidade dos seus alunos nos dois (2) turnos escolares , simultaneamente.

A Solução.
Organismos e Entidades com propostas semelhantes às nossas, para o investimento do Capital e do Trabalho com parcerias da iniciativa pública e privada.
Ou seja!
Empreendimentos mistos no financiamento e no gerenciamento, criados para estes fins específicos:
_Ocupar, integralmente, o tempo ocioso no contra turno escolar da infância , da adolescência e da juventude com:
os esportes,
os estudos extraclasse,
a inclusão digital e internet,
o estudo programático da língua inglesa e espanhola  (ler, escrever, falar),
a música instrumental e oral,
o teatro, a dança,
e muitas outras atividades ocupacionais .

É possível e necessário?
Sim!
Nós pensamos e temos a mais firme convicção que:

_Investir nas novas gerações é o mesmo que investir no progresso, na promoção da justiça e da paz social, para um sistema democrático, verdadeiramente amplo e mais paritário.
Que , ‘’Aquele-que-é , Aquele-que-era , Aquele-que-vem ‘’, possa nos abençoar para que a oportunidade de hoje, seja a realidade de amanha!
ESTAMOS AGUARDANDO O TEMPO E A OCASIÃO , PROPÍCIOS , PARA IMPLEMENTÁ-LO , EM DEFINITIVO , COM NOVOS PARCEIROS E NOS ESPAÇOS PRÓPRIOS . 

Assinado :  mestresdasgerais   [ O Visionário ] .
mestresdasgerais@gmail.com

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