"Somos os Mestres e as Mestras das Minas Gerais .
Somos uma corrente de Pensadores Independentes e Livres , mobilizados por uma Causa Comum .
Queremos a concretização , de fato e de direito , para uma Educação Pública Libertadora e Igualitária , de Qualidade e para Todos .
Queremos o '' Labore Nostru '' de cada dia , árduo , persistente e imprescindível de Operários do Saber , devidamente , Reconhecido e Valorizado .
Hoje , legitimado por Direito e por Justiça."

sábado, 19 de janeiro de 2013

"ESTÓRIAS DO DITO - 4ª Parte" CANTO , SÓ , MEU ... PRO MEU SOSSEGO ... ONDE SOU ... SÓ ... EU MESMO ... 11ª SEÇÃO .












DIVINACIDADE ,19 DE JANEIRO DE 2013 .

SÁBADO DO SENHOR !

CANTO ,  , MEU ... PRO MEU  SOSSÊGO ...

ONDE SOU ...  , EU MESMO .... 11ª SEÇÃO .

“Uma Estória Sem Fim” – 6ª Parte .
“Carta à Minha Amada Imortal” – 4ª Carta .

O Compadre Dito sumiu lá de casa , Sô ! ...
Não vejo mais o “home”. “Tô” na precisão de fazer uma “visitinha” pra ele para saber o que “tá” se passando .     
E poder saber das “perreganças” desse “home sufrido” , Sô ! ...
O coitado deve de “tá aperregando” um “amargô” daqueles ... Dor de cotovelo dói, que nem um trem “darnado de ruim” , Uai ! ... Custa de "passá"!...
“Num é qui” vou lá mesmo , SÔ ? ...
Ah ! ...Qui farta de iducação” a minha ! ... “Nóis tamos” nos proseando a bastante tempo e ainda não me apresentei “procês” , Uai ! ...
Sou tio avô do Dito , “tô” beirando os noventa e seis anos e lá vai fumaça , Sô ! ...
E “tô” muito feliz  na minha cidade Conceição do Mato Dentro .
À trinta e um ano vivendo e amando a minha segunda esposa , o meu amor da minha vida . Sessentona , “arpanhada” e bonita de se vê , o encanto da minha vida e luz dos meus olhos , minha alma gêmea ! ...
Eu só enxergo a vida só pelos olhos dela ! ... Sô ! ...
Meu nome é SÔ Chico .  SÔ Chico , o farmacêutico , proseador de causos e politiqueiro nas horas vagas , da cidade Conceição do Mato Dentro !
O padre João “tá” lá também ... Uai ! ... Continuamos nas nossas “pendengas” políticas , Sô ! ...
“Bão” ! ...
Então vamos , né ! ... À casa do Dito , meu sobrinho neto e como sou o “padinho” do filho dele , por parte de batismo e crisma , sou também Compadre dele , “Sim sinhô” ! ...
“Ôcha” ! ... “Home” sem juízo , Sô ! ...
Para deixar minha “patroinha sucegadinha no seu canto” , ela que se preocupa , por demais comigo , diz que não devo dirigir mais na minha idade o meu “Chevrolet 39”, então vou de ônibus.
Que é chão que não “arcaba” mais , até a cidade mineira do Divino , onde mora  o meu neto .
De onde venho , quase que tenho de atravessar o estado todo ! 
É assim mesmo , né Sô ! ... O Dito fez esta viagem três vezes . Três vezes no desespero ! ...
“Ocêis” sabem o motivo .
O encanto da minha vida está dizendo para eu me cuidar , não comer os “quitutes” nas paradas do ônibus em beiras de estradas , não ! 
Para eu não ceder na tentação e comer só dos “quitutes” dela , que ela faz todos os dias no amor e na minha intenção ! ...
“Num é qui ela apreparou uma matuta” deles , para eu ir comendo pelo caminho?...Sô ! ...
A viagem foi uma viagem comprida e cansativa .
“Tamos intendendo” agora , o purgatório que deve de ter sido estas três viagens pro meu neto ! ...
“Tamos” chegando e avistando ela . Daqui dos “artos” do Trevo que dá para Pará de Minas , dá pra ver a cidade toda iluminada ... Uma “belezura” de cidade , Sô ! ...
Já é de noite , Uai ! ...
“Chegemos” na cidade . Pegamos o taxi . E toca a ir pra casa do Dito .
“Chegemos” na casa do “home” . Pagamos o taxi .
Coisa “ingraçada” ! ... A casa “tá” que num silêncio e num “brêo” só ! ...
Será que tem gente ? ...
O jeito é bater na porta , que campainha não tem ! ...
E fizemos . “Adispois” dum tempo o “home” apareceu .
Cara de sonolento !... Acho “qui ranquei” o cabloco da cama ! ...
Levou um “baita” susto , quando me viu ! ...
Como de costume tomou primeiro as bênçãos e me beijou as mãos , para “adispois” perguntar :
_ Ôh ! ... Compadre , “qui ocê tá” fazendo aqui , nestas horas da noite ? ...
Logo “ocê” que num desgarra da saia da sua “muié”? ...
Com todos os respeitos , meu tio ! ... Na sua cidade , todo mundo sabe que “ocê” é “totalmente xonado” pela sua “muié”  e ela “procê”! ...
Vai daí o meu espanto , Sô ! ...
_ “Tô” gostando desta prosa , Compadre ! ...
De “muié” apaixonada , “home” agarrado na saia dela , etc e tal , Sô ! ...
“Tá insinando o padre nossu” pro vigário , tá ? ...
“Cadê sua muié” Compadre ? ...
_ Dei umas “forgas” pra ela e ela viajou pra rever o povo dela , Uai ! ... Todo ano ela faz isto !
Nada mais que justo ! Tirar umas férias d’eu , dos filhos e das netas , Sô ! ...
_ É Compadre ! ... Sua “muié” é uma santa “muié” ! ... “Ocê qui” é um “home desajuizado” e “óia” na sua idade ? ... Sô ! ...
_ Ôh ! ... Compadre ! ... Pensei que “nois” já “tiamos intendido” a respeito “dirsso”. Dos meus “sintimentos” , SÔ ! ...
Num aconteceu a mesminha situação “comcê home” ? ...
_ Óh ! ... Compadre ! ... Agora “ocê tá” certo ! ...
A vida dá muitas voltas mesmo , Sô ! ... E “afirnar” ninguém manda no coração de ninguém , não! ...
O “chamego” da sua vida te procurou , foi ? ...
Mandou recadinhos ? ... Ao menos telefonou ? ...  Hoje nas modernidades num tem mais cartinha , te mandou algum e-mail , mandou ? ... Ou pelo celular , te mandou algum torpedo , torpedeando o seu coração ? ...
E aí “home” , conta ! ... Sou todo ouvidos “procê” ! ...
_ “Adispois qui ocê” fez a terceira carta pra mim , eu mesmo mandei pra ela , pela internet , um recado desaforado cobrando dela uma correspondência datada desde o dia 26 de maio de 2012 , para “priciação” de “um trabalho que eu mesmo fiz , intitulado Paródias e Pândegas”.
Que ela nem deu bola ! ... Não disse nada ! ... Ignorou e se fez de rogada ! ...
Mandei então , até , esse “tar” de e-mail pra ela ,  com a cópia do “finar” do texto :   

  “Situando-se em campos opostos
e , talvez , esse foi o meu erro constrangedor e imperdoável ,
ter colocado os dois no mesmo “balaio de gatos e gatas” .
_ Um , sem ser subserviente ,
livre das pressões capitalistas 
e com visões objetivas e alargadas dos fatos ,
a serviço da classe patronal .
_A outra , independente do ranço das correntes ideológicas ,
autêntica Líder do suor e do trabalho operário .
No mais ! ...
Passar bem ! ...

E num é , que recebi um telefonema ! Na sexta-feira , 11 de janeiro de 2013 , de manhã ! ...
Daqueles ! ... Incógnito ! ... Estranho ! ...
O sujeito maneiroso , dizendo-se representante de uma central , mas sua voz tava mais para a voz , bem parecida à voz daquele povo , da central de polícia ! ...
Perguntou por ela , se estava .
Perguntei quem tinha lhe dado meu telefone . Disse que foi a própria ! ! ! . . .
Desconfiei ! ... Não dei nomes e números de telefones de ninguém .
O sujeito maneiroso então desligou .
E ficou por isso mesmo ! ...
Não posso te afirmar se foi coisa dela ! ...  Não tenho como saber ! ...
E fui ficando que nem minhoca presa no anzol , me banhando n’água e tomando banho de sol , num lago desprovido de peixes e , apenas , vendo as horas passarem ! ...
E “tô” ficando , até hoje Compadre ! ... Nessa espera pela resposta dela ! ...
Dia 15 vou buscar a patroa ! É isso aí , Compadre .
_ Compadre ! ... “Ocê” sabe , como meu sobrinho neto que é , mora no meu coração e no coração de minha patroinha também . Te temos como filho, no maior respeito e admiração . “Num tá na hora de dar um fim nirsso tudo não” ? ...
_ Ôh ! ... Meu tio ! ... “Ocê” falou as palavras certas ! ... Dar um fim “nirsso tudo” .
“Tô” passando por “debochado” ou pior “tô” passando por “bobo” ! ...
Meu tio conhece uma fábula atribuída ao escritor da Grécia Antiga , chamado Esopo ? ...
“A raposa e as uvas” e sabe a moral da fábula ? ...
Eu sei que meu tio é das letras , mas eu também , dou os meus rabiscos vez por outra . E de tanto ler os seus proseados , acabei por aprender .
Penso o seguinte da fábula de Esopo . Mudando a raposa por um lobo , fica assim.
“Um lobo faminto passa por debaixo de uma parreira .
Carregadinha de uvas , tinindo de tanto maduras , que estavam
saborosas no paladar e agradáveis aos olhos ,
apetitosas e suculentas , prontinhas de serem comidas .
E vai , que o lobo passa faminto , desejoso de comer , ora, ele “tá” com muita fome ! ...
Olha para cima . Para . Se admira de ver tantas uvas , pertinho do seu focinho , prontinhas para serem comidas .
O lobo quer comer . “Tá” numa precisão “darnada” de comer . “Tá” esfomeado mesmo ! ...
Sabe o que aconteceu ? ...
Não foi os causos da raposa , bicho sabido , que inventou uma desculpa .
Quando viu , que a parreira era alta e as uvas , tinindo de maduras , encontravam-se distantes e inacessíveis ao seu alcance e paladar , também, se saiu com esta :
_ É Sô ! ... Hoje não dá pra comer , não ! ...
As uvas , ainda , estão verdes ! ... E foi embora...
Moral : Têm pessoas que desistem , facilmente , da luta por aquilo que elas querem ou acreditam . Inventam uma desculpa qualquer para aplacar as suas consciências ! ...
Não é os causos do lobo não , Sô ! ...
O lobo “tá” morto de faminto . Seu focinho “tá’ que cheira as uvas , tinindo de madurinhas ! ...
Mas Sô ! ... Aconteceu o inverso da fábula ! ...
As uvas , tinindo de madurinhas , tocaram a falar pro lobo faminto assim :
_ Lobo mau ! ... Lobo bom ! ... Lobo mau ! ...
_ Lobinho bom ? ... Lobinho bonzinho ? ...
_ Não come nós , não ! ... Viu lobinho bonzinho ? ...
E o lobo respeitou e atendeu ao pedido e desistiu da ideia de comer as uvas , tinindo de madurinhas! ...
Foi “simbora” , faminto, o pobre do lobo mau , lobinho bonzinho afinal ...
Compadre ! ... A razão “dirsso tudo” é simples .
Eu sou o lobo mau . Eu sou o lobinho bonzinho desta fábula reinventada .
A minha amada eleita é , simplesmente , as uvas tinindo de madurinhas .
Pertinho das minhas vistas , mas distante , bem longe , do meu coração!...
Vou te dizer a atitude certa a tomar , mais do que certa , que nunca disse na vida , Compadre ! ... Eu que luto sempre , e nunca desisto jamais , por aquilo quero e acredito , Sô ! ...
“Cansei de dar murros em pontas de facas” ! ...
Tenho de deixar de ser “amardiçoado e ter sorte no amor” e “deixar de atirar pedras na Cruz” !...
“Cruz credo ! ... Arve Maria” ! ... Meu tio ! ...
_ Ôh ! ... Meu neto ! ... “Ocê” agora , usou da verdadeira sabedoria e que Deus te ilumine na sua decisão ! ...
“Ocê” é bem capaz , agora , de escrever sua próprias cartas .
Tem mais precisão dos meus escritos não , Compadre ! ...
_ Ôh ! ... Compadre ! ...  Te agradeço pela visita e pelas suas preocupações para comigo e pelo que eu sei , são as mesmas preocupações da sua patroinha .
Te agradeço pela sua sabedoria e pelos seus escritos .
Te agradeço pelos conselhos , muito embora não os tenha seguido . Mas que me fizeram arregalar as vistas e abrir os olhos , finalmente .
Desta vez , eu mesmo escrevo ! ...
_ Então meu sobrinho neto me mostrou uma porção de folhas esparsas , rabiscadas , riscadas , rascunhos tornados a serem reescritos diversas vezes .
No desespero ou na revolta , o “home” deve de ter gasto umas cem folhas , Sô!...
E me mostrou a cópia do original , que ele mesmo elaborou e escreveu e pretende enviar pela internet à sua eleita amada , amada imortal ! ...
Será Sô ? ... Que ela deixará de ser sua amada imortal ?... Só o tempo irá dizer , com certeza ! ...

Carta à Minha Amada Imortal ! 4ª e Última Carta?!.
A intenção de lhe escrever estas últimas letras é , tão somente ,
de mover-lhe o coração para conversamos , afinal .
E colocarmos resolvida , só a minha situação de mim por você .
E , talvez , quem sabe , lhe perceber , só por um pouco , perto dos meus olhos
e poder fitar , demoradamente , bem dentro dos seus .
Poder sentir seu cheiro ,
poder aquecer-me no calor do seu corpo, só perto de mim .
Ver sua pele transpirar e tentar me aperceber dos batimentos do seu coração .
E , se puder , dentro dos respeitos e na intenção ,
segurar -lhe , só por uns instantes , as mãos e conversarmos .
Só conversarmos ! ...
Pois continuo a não saber nada de você ! ...
Eu que me encontro nesta situação , dentre desse vazio
de esquecimento e desinteresse total , 
engolido pelo seu silêncio ,
assustadoramente , mudo e abissal ,
só de você por mim .
Eu que lhe dei todos os motivos imagináveis ,
dentro da razão e do irracional
para poder , simplesmente , só falar com você .
Pois continuo a não saber nada de você ! ...
Se você tem compromisso sentimental , afetivo ou amoroso ! ...
Se é casada , se é noiva , se tem namorado .
Se você tem morador morando dentro do seu coração .
Ou se é separada , feliz ou infeliz ,
em relações recentes ou passadas ,
ou desiludida nestas questões amorosas e do afeto
nos relacionamentos entre homem e mulher .
Disposta a dar um tempo ou não , a perder de vista ou não
e descrente , completamente , das intenções masculinas .
Não sei e não consigo mais vislumbrar destino para mim ,
por mais que possa e tente imaginar
e sofismar todas as hipóteses ,
mirabolantes só na minha mente por você .
E nem mesmo sei ,
se , ao menos , meus galanteios
encontraram guarida ou não no seu coração .
E a razão dessa incógnita que é
só do meu imenso e incontido interesse ,
de mim por você , eu já não sei mais .
Sei apenas que seu desinteresse por mim ,
continua a enegrecer e a nublar meus horizontes ,
aos poucos e vai acabando de vez
com as minhas esperanças , de ao menos ,
falar com você ,
justificar-me , tentar explicar ,
conversarmos afinal e resolvermos esta questão .
Que , só , tem me magoado
e me é por demais doloroso
ficar “futucando” o dedo nesta minha ferida aberta ,
exposta a tempos indeterminados para poder cicatrizar ,
nessa minha imensa vontade de lhe ver de perto ,
olhar bem dentro dos seus olhos e lhe falar . 
Mas me deparo , ainda , como sempre me deparei ,
até agora, com esse silêncio quedo , absorto , impessoal ,
só vindo de você para mim .
Uma coisa , a última e definitiva é certa ,
já lhe dei todos os motivos imagináveis
possíveis e racionais , e até , irracionais ,
da razão do homem apaixonado .
Você é que não quer perceber ou não quer ver
e nessas alturas dos fatos nem mais me interesso saber
por quais motivos sejam .
Já lhe deixei uma certeza antes :
_ Não faço mais questão de lhe olhar 
mais nos seus olhos , nunca mais .
Nunca mais vou lhe olhar nos seus olhos , nunca mais .
Então pode de ter mais estas outras certezas , definitivas e contundentes :
_ Não faço mais questão de lhe procurar  
mais por sua pessoa , nunca mais .
Nunca mais vou lhe procurar por sua pessoa , nunca mais .
_ Não faço mais questão de lhe insistir 
mais com minhas impertinências , nunca mais . 
Nunca mais vou  lhe insistir com minhas impertinências , nunca mais .
_ Não faço mais questão de lhe incomodar 
mais nas minhas atitudes só de mim por você , nunca mais .
Nunca mais vou lhe incomodar nas minhas atitudes só mim por você , nunca mais .
E vou tentar curar esta ferida aberta
no meu coração , que é você .
Vou encerrar de vez , numa última “saideira” ,
como se fosse um “bêbado” em porta de botequim
tomando o último gole , a “saideira”, e fosse embora .
Também estou tomando meu último gole ,
que já não sei mais que gosto que tem ,
exatamente insípido pois perdeu o sabor ,
perdeu o encanto que é você .
Como o bêbado trôpego ,
vai batendo pelos cantos , até encontrar a saída ,
esse bêbado sou eu , livre , finalmente ,
liberto de você , de volta para a vida real .
E digamos que a vida é um sonho ,
e eu acordei agora .
E quando vi e me dei conta , eu não era aquele do sonho .
E me proponho , agora , a viver o resto de minha vida
de forma que me vejo bem diferente do sonho ,
enquanto eu tiver vida para viver .

Assinado : mestresdasgerais . [homem conformado ou homem inconformado ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário