"Somos os Mestres e as Mestras das Minas Gerais .
Somos uma corrente de Pensadores Independentes e Livres , mobilizados por uma Causa Comum .
Queremos a concretização , de fato e de direito , para uma Educação Pública Libertadora e Igualitária , de Qualidade e para Todos .
Queremos o '' Labore Nostru '' de cada dia , árduo , persistente e imprescindível de Operários do Saber , devidamente , Reconhecido e Valorizado .
Hoje , legitimado por Direito e por Justiça."

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

joão sem barro!

joão sem barro!

Que terei eu construído,
tenho eu construído agora,
construirei eu um dia ainda
feito joão sem barro,
sem pá, sem picareta
ao longo de minha vida?...

 Tenho eu deixado artífice
e arquiteto  
para aqueles que já me deixaram
o ninho
não mais precisado imprescindível
ou um dia me deixarão ainda,
contudo no momento me deixam
feito joão
sem nada sem barro nas mãos
arquiteto e construtor?...

Que terei eu carregado,
tenho eu carregado agora,
carregarei eu um dia ainda,
feito joão sem barro,
sem enxada, sem enxadão
ao longo de minha vida?...

Tenho eu sobrado operário
e construtor 
para aqueles que já me secaram
suor e trabalho,
ou um dia me secarão ainda,
contudo no momento me secam
e não me tem sobrado descanso,
tenho rebocado paredes, coberto tetos,
feito joão
sem nada sem barro nas mãos
artífice e operário ?...

Que terei eu lavrado,
tenho eu lavrado agora,
lavrarei eu um dia ainda,
feito joão sem barro,
sem colher , sem desempenadeira  
ao longo de minha vida?...

Tenho eu labutado pedreiro
e servente
para aqueles que já me labutaram
calos e cansaço,
ou um dia me labutarão ainda,
contudo no momento me labutam
e me operam dias e folgas,
feito joão
sem nada sem barro nas mãos,
pedreiro e servente?

Que terei eu amassado ,
tenho eu amassado agora,
amassarei eu um dia ainda,
feito joão sem barro,
sem prumo , sem esquadro 
ao longo de minha vida?...

Tenho eu disponibilizado mestre
e aprendiz
para aqueles que já me impuseram
cargas e fadigas,
ou um dia me imporão ainda,
contudo no momento me impõem
lidas e canseiras no lombo
feito joão
sem nada  sem barro nas mãos,
mestres e aprendiz?...

E terei eu um dia, mais dia,
vai se lá saber quantos dias mais,
feito joão sem nada,
sem barro nas mãos,
operário e construtor,
mestres e aprendiz,
pedreiro e servente,
artífice e arquiteto,
tanto faz uns quantos outros
que se completam
e verei eu ainda o final, 
jornada e obra obrada
de meus dias?...


Um comentário: