"Somos os Mestres e as Mestras das Minas Gerais .
Somos uma corrente de Pensadores Independentes e Livres , mobilizados por uma Causa Comum .
Queremos a concretização , de fato e de direito , para uma Educação Pública Libertadora e Igualitária , de Qualidade e para Todos .
Queremos o '' Labore Nostru '' de cada dia , árduo , persistente e imprescindível de Operários do Saber , devidamente , Reconhecido e Valorizado .
Hoje , legitimado por Direito e por Justiça."

domingo, 25 de novembro de 2012

REMINISCÊNCIAS DO PASSADO . 6ª PARTE . PENSAMENTOS E DESEJOS DE UM SEMINARISTA E DE UM MARINHEIRO .

















Reminiscências do passado . 6ª Parte.
Pensamentos e desejos de um seminarista e de um marinheiro . [ 1964 a 1976 ] 


               Ah ... ela !
                         E ... ela ?


Foi em tarde linda ,
no escurecer de mansinho .
E ela veio vindo
com a primeira estrela .
Bela ! Só ela
naquele céu de constelações !
E tinha o jeitinho
diferente .
Dois olhos grandes me fitando ,
fitando de pertinho .
Figurinha de gente ,
graciosa presença
colorindo meus olhos.
Ah ! ... Foi em tarde linda !
No escurecer de mansinho ...
Assim ...
Como ela veio ,
no amanhecer da saudade
ela foi com a estrela d’alva ,
também de mansinho .
Ficou , apenas , último adeus ...
Derradeira saudade  ...
Lembranças dela ...

[ 1971 ]


Poeira .

Pó fino , pó poeira .
Poeira !
Mais poeira ...
       Poeira sempre pelas estradas !
Sempre estradas ...
Retas sem horizontes sumindo além...
 Além de além ...
Engolindo o infinito !
Onde se parece
cada vez mais longe ...
Ainda mais longe ...
Longe ... longe ...
Não é longe !
Também não é perto !
É o espaço aberto .
Medonho ! Assustador !
Esmagador !
_ É a VIDA ! ...
Vida assim sem fim ...
Vida eterna ...
Que tem suas correntes
os elo dos tempos ,
eternos também ...
Que contém em si ,
à beira do caminho ,
a insignificância relativa :
_  POEIRA !
Apenas poeira ...
Simples poeira ...
Poeira !
E nada mais ...

[ 1973 ]


Desabafo .

Cai chuva !
Molha meu ser.
Meu corpo cansado .
Minha alma triste .
Vem e apaga
todas minhas mágoas ,
me leva consigo
nas enxurradas
por onde o rio
passa e termina
no mar .
E ficando lá
esse querer
acanhado
de querer pouco ,
de dizer ,apenas ,
que sou gente
e gente sofre ,
ama e chora .
Cai chuva ,
cai !
Me leva consigo
pras 'águas do mar .
E ficando lá
esse querer bem
que a gente tem ,
de ter cismas , também ,
de ter manias , tem .
Tanta coisa
pra dizer ,
tenho amor ,
isso eu tenho ,
tenho um mundo
aqui no peito .
Mas que fico
e fiquei
com esse amor
sem jeito
e o tempo veio
e passou .
Ele deixou
esse vazio
desse sentir à toa .
Ah ... Chuva ! ...
Vem depressa .
Vem apagar
tudo de mim ...

[ 1975 ]

Assinado : mestresdasgerais . [ Poeta ? ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário