"Somos os Mestres e as Mestras das Minas Gerais .
Somos uma corrente de Pensadores Independentes e Livres , mobilizados por uma Causa Comum .
Queremos a concretização , de fato e de direito , para uma Educação Pública Libertadora e Igualitária , de Qualidade e para Todos .
Queremos o '' Labore Nostru '' de cada dia , árduo , persistente e imprescindível de Operários do Saber , devidamente , Reconhecido e Valorizado .
Hoje , legitimado por Direito e por Justiça."

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Sind-UTE/MG . O Sonho acabou ? Professores ! 5ª Assembléia Estadual .

DIVINACIDADE ,15 DE AGOSTO DE 2013.

QUINTA-FEIRA .

Assembleia Estadual dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais .
BH , 14 DE AGOSTO DE 2013 .

O Sonho acabou ? . . . 
Professores ! . . .

– EMPOBRECIDOS ? . . . ADOECIDOS ? . . .
“EMBURRECIDOS” ? . . .

Outra vez , como de tantas vezes , nos dispomos e fomos à mais uma Assembleia Estadual” , a fim de registrar os fatos e as falas .
Desta vez , por “conta própria” ! . . .
Para quem sabe , ver e ouvir o “óbvio” ? . . .
Descrenças e apatias , geral da categoria , em vias de fato nas falências ou inadimplências dos ideais e propósitos na Educação , em decorrências e resultados diretos das inoculações levadas a efeitos pelo “vírus anastasia , versão 2013” .

E de fato foi , o que se ouviu na reunião do Conselho , neste dia 14 , quarta-feira , de 2013 .
Em formas de “manchetes” , vamos destacar os enfoques principais e “termômetro da temperatura dos ânimos” dos nossos companheiros presentes .

“Professores nas últimas décadas tornaram-se empobrecidos , adoecidos e emburrecidos” .

Diagnósticos desse Conselho a respeito da participação e politização da categoria :

 – “Parte de Aposentados(as) e somando ao conjunto dos(as) outros(as) Trabalhadores(as) em Educação em longos tempos de serviços , ainda , na ativa , são os que sustentam a luta , com muitos poucos dos(as) efetivados(as) e novos companheiros , ou companheiras designados(as) e politizados(as)” .

Na “contrapartida” :

– “A maioria dos(as) efetivados(as) , “pelando de medo do Supremo Tribunal Federal” lhes cassar o direito que não é direito , apegam-se “com força” cada vez mais “na pretensa onisciência e prepotência infringente aécio-anastasia/presidente”.

– “ Como inúmeros outros(as) designados(as)  ou  efetivos(as)  e “falsos burgueses” , que não têm compromissos com a carreira e consciência de classe, fazem do “magistério um bico” , pois exercem outras atividades profissionais mais remuneradas , ou são sustentados por conjugues , pais , amados(as) que lhes mantêm e pagam as contas .   

Como bem dizia e tinha razão o falecido , que Deus o tenha “Hélio Garcia” : “Vocês é que são mal casadas(os) ! . . .”

Falou-se muito do Projeto de Lei 4310 do Governo Federal , que propõe a “terceirização dos serviços públicos” .
Que é nada menos , “colocar em balcões públicos de leilões” para ofertas e negociações as gestões dos serviços públicos essenciais ( educação , saúde , segurança,  e outros ) , para os favorecimentos ilícitos e conluios dos interesses partidários , em detrimentos da qualidade  destes serviços a favor de “empresários inescrupulosos e políticos corruptos” .

“Meus queridos” ! . . .
Sabem o que isto significará para o Anastasia e Cia ? 
No “Reinventando o Ensino Médio” ? . . .
A aceleração da terceirização da Escola Pública , “sob forma da lei” ( nos serviços de limpeza e manutenção , nos serviços de cantinas e merendas escolares , nos serviços burocráticos e pedagógicos ) , justificando seu choque de gestão e economia para os “cofres públicos dos caixas dois em campanhas eleitorais e peças publicitárias” .
Vocês Professores serão substituídos por “tecnicistas” , a baixos custos com as percas decorrentes na “ qualidade do ensino público” .
O “Reinventando” , tal qual foi o “Acertando o Passo” , um “Bota fora” institucionalizado a toque de caixa aos estudantes pobres e acima da idade , desinformados e despreparados para o mercado de trabalho , se implantado está em vias de cometer e perpetrar uma tremenda injustiça e descriminalização social à juventude das escolas públicas.
Pois esse “Reinventando” não é nada menos que “Se acertando para prestações de serviços ” , nas ofertas de empregos com menores perspectivas salariais e a baixos custos para a classe patronal .
“Urgente” , que se implementem políticas públicas para  educação e formação de capacitações técnicas , hoje, inseridas nos contextos das necessidades emergentes do mercado tecnológico brasileiro .
Preferencialmente , à juventude brasileira em escolas públicas , mas sob perspectivas reais de cursos tecnológicos , que propiciem progressões nas carreiras e salários condizentes , que promovam a qualidade de vida , “concordamos” ! . . .
Mas não desta forma ! . . .
Não lhes dando os direitos e as liberdades de escolhas aos seus interesses , com essas práticas de imposições políticas pelas distribuições indiscriminadas , dos pretensos cursos de empregabilidades do Reinventando ,  “caídos de para quedas , via Planalto” .
Pois a política de distribuição dessas “competências profissionais” é “peremptória” e “não passará por consultas democráticas e populares” , sem os direitos das Escolas e Comunidades Escolares opinarem e optarem o que é mais “conveniente , melhor e de interesse para os alunos das Escola Públicas” .
Por essas e outras propostas falhas e negativas , que esse “Reinventando” , “ocasional e eleitoreiro” nos seus propósitos , terá de ser motivos de estudos e consultas mais detalhados , naquilo que implicará de concreto , “somente e justamente” , para as vidas de estudantes e professores das Escola Públicas .
Alguém já se perguntou ? . . .
O “Reinventando” se prestará aos interesses da “indústria do conhecimento” , que são as Escola privadas ?  . . .
Precisa responder ? . . .
Fica claro e patente a descriminalização , a injustiça e o abismo social perpetrados à revelia e contra a “imensa e maioria da juventude brasileira” , hoje , estudando e formando-se em Escolas Públicas , impingidos e sofridos a favor dos direitos espúrios duma minoritária juventude “bem nascida do poder e do dinheiro” .
Pensem nisto ! ! ! . . .
Jovens estudantes e professores das Escola Públicas! 

E a palavra mais ouvida neste Conselho foi uma só :
“Radicalização ! . . .”
“Colar nos protestos da juventude brasileira emergente” .

E essa é muito boa e a propósito :
– O governo mineiro enfiou goela abaixo de todos , no famoso dia “D” , por meios de fantásticos gráficos e números assombrosos e arrota vantagens que Minas saiu na frente .
A perder de vista na “educação pública de qualidade” , conforme reza a Constituição .
A bem da verdade , existem muitas Escolas Públicas na excelência em Educação neste estado .
Mas aos custos das abnegações e iniciativas empreendedoras das direções , seus professores e funcionários , com os apoios irrestritos das comunidades escolares .
Com conhecimento de causa , cito uma entre várias delas:
Escola Estadual “Antônio Gonçalves de Matos” – Da divinacidade , Divinópolis .

Mas fica a pergunta que não quer calar ! . . .
“Justo justíssimo ? . . .”

“Senhor Governador” ? . . .

Quando “uma Empresa da iniciativa privada” apresenta excelência e bate todas as metas na produção ou negócios , “tal qual a avaliação da sua gestão na educação mineira” (“mais saúde , segurança e outros serviços que Minas saiu na frente”), a Presidência e Conselho de Diretores  zelam pelo pagamento de justos salários , que promovam a “qualidade de vida” , conferindo , até , significativos prêmios de produtividades a todos , no reconhecimento dos serviços prestados e para garantias de permanências do efetivo dos seus funcionários ou operários nesta Empresa .

Como “homem estudado e inteligente” o Senhor deve de ter entendido esse nosso “arrazoamento” ! . . .
Confere e procede nosso questionamento , Senhor Governador ? . . .
Cadê então o “dimdim” nosso de cada dia “do piso salarial nacional” e descongelamento na carreira dos 153 mil que optaram pela carreira antiga , como manda a “Lei” .
Conformes suas “propagandas” , merecemos e fazemos jus a esses direitos , não é mesmo ? . . .
Se tal não for , com minhas desculpas pelo seu cargo e competência , o Senhor é fora de série e um tremendo prestidigitador das financias públicas e uma supimpa fraude de incompetência nos gastos do erário público .
Atrevo , com todo respeito pela sua posição de mandatário máximo deste estado , a dizer que o Senhor é um baita  d'um debochado e um inominável d'um mentiroso .

O Senhor teria peito e coragem para abrir suas contas e do padrinho “Aécio” e “Azeredo” nas últimas décadas de gestões públicas , para conferências em audiências públicas sob responsabilidades e competências de “Comissões de Inquéritos Neutras e Independentes” , para averiguar-se as lisuras e correções políticas nos mandatos dos três governadores citados ? . . .

E vocês “Camaradas Educadores” ? . . .
Empobrecidos ! . . . Adoecidos ! . . .
Desculpem-me : “Emburrecidos ? . . .”

E vocês estudantes das Escolas Públicas ? . . .
Aproveitando o ensejo dos protestos das ruas , está mas do que na hora de arrancar seus mestres” das salas de aulas .
É que eles pelam de medo do Senhor Anastasia e Cia ! 
Logo , justo direito de vocês que querem uma Escola Pública Libertadora , Igualitária , de Qualidade e para Todos , tirá-los das salas de aulas e levá-los para o asfalto das reivindicações dos direitos deles e de vocês .
Para engrossar e somar vozes das manifestações a favor da Escola Pública , pois a qualidade na Educação Pública passa,  necessariamente , pelo incentivo de justos e devidos salários , decretados por Lei Federal , ou seja : pagamento já do Piso Nacional Salarial e implementação da Carreira .

Fica dado o recado a “Uns e Outros” ! . . .

O Calendário e as Propostas de Ações Já , elaborados e construídos pelo Conselho no período da manhã e aprovados pela Plenária dos representantes presentes, das 49 caravanas de cidades de todo o estado no período da tarde , na Assembleia Legislativa de Minas Gerais são :

CALENDÁRIO .

MÊS DE AGOSTO .
Dia 24 .
Discussão e escolha dos representantes para o “Congresso Latino da Educação” .
Dia 29 .
Convite de participação da Assembleia Popular Horizontal “Livre” .
Propostas de estudos e debates sobre o “Reinventando o Ensino Médio” com participação popular .
Todos , dentro desse propósito , terão acesso à palavra e livre manifestação das suas propostas .
Hora : às 19:00 horas .
Local : debaixo do Viaduto de Santa Tereza .
Dia 30 .
Paralisação Nacional .
Convocada pela “Centrais Sindicais”.
Cada Regional fará sua manifestação de repúdio como:
– Fechar avenidas , ruas e rodovias , impactando o trânsito , ocupação de órgãos públicos ( câmaras de vereadores , prefeituras , superintendências ) .
Recomendações ! . . .
“Tudo levado à ação , dentro da ordem e do direito do cidadão de manifestar-se na paz” .  
“Respeitando patrimônios públicos e privados” .
Dia 31 .
O Sind-UTE/MG está propondo e convida para estudos mais detalhados e aprofundados sobre o “Reinventando” e futuras implicações impactantes nas vidas de estudantes e professores da rede pública de ensino .
Interessados informarem pelo site do sindicato , clique:

MÊS DE SETEMBRO .
Dia 07 .
Dia dos Excluídos ( negros e quilombolas , índios e homossexuais e trabalhadores de ensino )
Cada Regional fará sua manifestação aos moldes e estratégias do dia 30 de agosto .
Dias 10 a 12 .
Acampamentos  frente ao Senado Federal / Brasília , e mobilização pela votação do Plano Nacional de Educação (PNE).
Dias 13 , 14 e 15 .  
Assembleia Popular Horizontal “Livre” promove Seminário preparatório à CONAE, em Belo Horizonte/MG.
Dias 14 e 15 .  
Seminário para Preparação de Formadores do "Plebiscito Popular".
Dia 23 .
Dia do “Agora vai ? . . .”
Nova reunião dos Sindicatos ( 2 ) e Associações ( 3 ) , representantes da categoria com a “Digníssima Senhora Secretária de Estado da Educação de Minas Gerais” para negociações de propostas de descongelamentos da carreira e reajustes salariais.
“Tão sentindo firmeza , meus Camadas Professores” ? 
Dia 26 .
7ª ASSEMBLEIA ESTADUAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS .

MÊS DE OUTUBRO .
Dia 07 .
Dia dos “atos extremos de radicalizações pela categoria e divisor de águas para muitos” com certeza! 
Nos afins últimos de 2013 para fazerem valer nossos direitos inalienáveis , sob a forma da lei e da ordem (só uma previsão deste que escreve !)
Dias 6 a 10 .
Fase estadual da CONAE  BH/MG .
Dias 19 a 27 .
Realização do Plebiscito Popular pela redução da tarifa de energia e do ICMS na conta de luz.

PROPOSTAS DE AÇÕES “DIRETAS JÁ” .
1ª ) Denúncias à Promotoria da Infância e Juventude dos Programas implementados , ou em vias de serem implementados pelo governo do estado , “REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO” e “PRONATEC” , no desrespeito aos direitos essenciais dos alunos das Escolas Públicas , em fazerem escolhas individuais nas carreiras profissionais e técnicas , em que pretendem capacitar-se .
2ª ) Campanha em defesa do IPSEMG , para elucidar e exigir do estado o pagamento imediato dos desvios fraudulentos de “bilhões” levados a efeitos  pelos governos de Minas .
E principalmente , repúdio contra a  coparticipação no IPSEMG , o que aumentará “em muito” as despesas para os funcionários usuários do estado , nos procedimentos de atendimentos .
3ª ) Intensificar e denunciar na Mídia ( escrita , falada , televisionada e pela internet ) a falácia enganosa da propaganda do governo , que quer fazer de Minas comitê eleitoral e vitrine para todo Brasil da GESTÃO AÉCIO/ANASTASIA/ PRESIDENTE .
“Já vimos este filme . Collor/Alagoas Presidente” .
4ª ) Propostas de ocupações pacíficas na Casa do Povo para implementar-se audiências públicas em debates sobre Educação , mobilizando o foco da Mídia e a participação popular .

Vamos terminar esse já longo relato com algumas poucas ressalvas .

Valem ressalvas .
Os diligentes , nada bobos , companheiros da polícia civil de Minas Gerais , acampados de forma ordeira e pacífica na Assembleia Legislativa do estado , estavam lá firmes e determinados .
Batalhando pelos seus direitos de “isonomias salariais e na carreira” aos níveis da Polícia Militar de Minas Gerais .
Pressionando deputados ! . . . Viu “TOLENTINO” ? . . .
Presenciamos , até , uma “ocupação relâmpago” das galerias do plenário dos deputados
Pressionados compactuaram os digníssimos representantes do povo presentes na sessão , que as reivindicações dos companheiros serão motivos de estudos e serão atendidas .
Vamos ver . . . Se não o “bicho vai pegar” ! . . .

Valem ressalvas .
O pessoal da Assembleia Popular Horizontal “Livre” , está dando uma lição de cidadania a muitos “Letrados e Doutores” .
Vale a pena conferir .
Venham e participem dos debates nas datas previstas neste Calendário  ou informem-se pelo site do sindicato . Clique :

Valem ressalvas .
A última ressalva é para você ! . . .
Camarada Jonas Willian .
Companheiro !
Faça a barba , que homem desgostoso com a mulher , filhos ou com o rumo dos negócios , é que anda com a barba por fazer .
É sinal de tristeza ou luto .
Tire seu luto da cara , sobretudo , tire o luto do seu coração , viu Companheiro !
Seu Irmão está descansando no pó da terra , está descansando nas mãos e na justiça de Deus .
Ânimo ! ! ! . . . Camarada .
Deixe a alegria entrar outra vez na sua vida e passe adiante, que a vida não espera .
“Aquele que morreu , mas agora vive” está lhe dizendo:
“Deixe os mortos enterrarem seus mortos”.
Profundo ? ? ? . . . Incompreensível ? ? ? . . .
“Aquele que morreu , mas agora vive” está , também , lhe dizendo :
“Jonas ! . . . A morte é uma constatação infalível , mas não se enterre junto com ela .
Certamente , no seu coração você tem propósitos maiores .
Descanse em Mim e deixe que EU cuido do seu Irmão!”
“JESUS CRISTO” .

Assinado : mestresdasgerais . [ itinerante da estrada ]


Nenhum comentário:

Postar um comentário