"Somos os Mestres e as Mestras das Minas Gerais .
Somos uma corrente de Pensadores Independentes e Livres , mobilizados por uma Causa Comum .
Queremos a concretização , de fato e de direito , para uma Educação Pública Libertadora e Igualitária , de Qualidade e para Todos .
Queremos o '' Labore Nostru '' de cada dia , árduo , persistente e imprescindível de Operários do Saber , devidamente , Reconhecido e Valorizado .
Hoje , legitimado por Direito e por Justiça."

sábado, 28 de setembro de 2013

6ª Assembléia Estadual - Set / 2013 , pelo Sind-UTE/MG .

DIVINACIDADE , 28 DE SETEMBRO DE 2013

SÁBADO DO SENHOR .

Assembleia Estadual dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais .
BH , 26 de Setembro de 2013 .

Debaixo da Lona Sintética
da Caixa ? . . .
Ou Debaixo da Lona da Pindaíba ? . . .

Bem cedo mesmo , viajamos da nossa divinacidade rumo à BH dos tristes horizontes . 
Outra vez nos dispomos e fomos à mais uma Assembleia Estadual neste ano de 2013 , para relatar os fatos e as falas .
Desta vez realizada debaixo da “lona sintética da CAIXA” e no contra senso de nos vermos , também , na “lona da pindaíba” , no “Acampamento dos Excluídos do Anastasia” aos pés da serra .
Serra do Curral de Minas , “garradinho” à residência oficial “Palácio das Mangabeiras , do ilustríssimo governador” .
Gozando da companhia e satisfação de ter ordeiros e pacíficos , idem ilustres vizinhos , os “sem teto salarial e sem pão da educação”.
Firmes e fortes acampados nas barracas , acampados nos seus ideais e propósitos , desde o dia 30 de agosto de 2013 .
Maiores informações para os Leitores deliciarem-se com todo o enredo e a história dessa aventura e acampamento , que vai perdurar na “companhia ao ilustre” , cliquem no LINK no final da matéria .

Aos poucos foi juntando gente , que dormia acampada e agora acordara e muito mais gente vinda de fora , representantes de umas 50 cidades de perto , de longe e de muito longe para compor o “Conselho”.
E encheram todos com suas presenças o cenário armado , animados e motivados debaixo da imensa barraca de lona sintética da CAIXA , com cerca de umas 500 “confortáveis cadeiras dispostas morro abaixo” .
Bem umas quinhentas pessoas dos itinerantes “trabalhadores do pó de giz” , destemidas que acreditam , persistem e não desistem nunca das reivindicações dos seus direitos e valores , tomaram assentos e dispuseram-se atentos ao começo dos trabalhos do dia .
Às  10:20 horas teve início a Reunião do Conselho .
Passou-se ao conhecimento dos últimos informes , estabeleceu-se os debates e foram construídas as “Propostas de Ações” e o “Calendário” até a próxima 7ª Assembleia Estadual de 2013 .
Propostas e Calendário poderão ser lidos no final da matéria .

Como já era sabido de todos , a Coordenadora disse da reunião do dia 23 de outubro , com representantes da Secretaria Estadual da Educação e outros sindicatos e associações , que representam a categoria .
Para mais uma rodada infrutífera e unilateral só por parte do governo , no afim de costurar e fechar-se um acordo coletivo , quanto ao reajuste salarial 2013 e descongelamento da carreira , para ser levado à categoria sindicalizada ao Sind-UTE/MG .
De verdade não deu em nada , só uma “tutameia de 5%” já defasada na própria tabela do subsídio e mais uma falácia ilusória do descongelamento da carreira para enganar só “os bobos e desavisados” .
Esta proposta do governo apresentada aos Conselheiros na parte da manhã e à Plenária da Assembleia no período da tarde , foi solenemente rejeitada e repudiada por todos , sem contrários e sem abstenções .
Resumindo , estamos sendo subtraídos nesse processo sistemático da política do Anastasia em achatar , cada vez mais, os salários dos “Trabalhadores do pó de giz”.
Maiores informações no site do sindicato no final da matéria .
Cliquem no LINK .

A Coordenação cientificou aos presentes , que já algum tempo o Sindicato tem travado uma luta judicial pela devolução do “imposto sindical” indevido e cobrado pelo governo , em disputa com outros sindicatos e associações , representantes da categoria .
E , no seu dizer parece , salva uma nova ação impetrada em contrário , que chegou ao termo de acordo e fim da demanda .
Disse que não se trata de um pequena soma , mais uma vultosa quantia de “18 MILHÕES” , pois sim ! . . .
Como o Sind-UTE/MG é o Sindicato que tem maior representatividade , receberá 60% do total e conforme decisão tomada no “Congresso de Araxá” o dinheiro será devolvido aos sindicalizados .
Os outros 40% serão repassados numa divisão equânime aos outros sindicatos e associações assemelhados .

Falou dos acampados e acampamento , que tem cumprido seu papel de “ser foco na Mídia e opinião pública” em estar sendo incômodo suportável ( até quando ? ) ao ilustre vizinho .
Que num dado momento e sutilmente , através da inteligência da PM , fotografando e filmando toda essa mobilização sindical , tentou  comprometer e desestabilizar esta manifestação democrática , livre e pacífica levada a peito e a efeito pelos “trabalhadores do pó de giz” .
Mas não deu em nada , pois a turma já está escolada e entendida destas artimanhas e jogo sujo o senhor Anastasia .    
Pediu uma salva de palmas para estes “destemidos” e propôs que a categoria , que tinha achado o “mapa da mina e o tesouro”, nas ações subterfujas de como incomodar e reivindicar “numa estratégia dos elefantinhos , elefantes e elefantões incomodam muita mais gente” , que se fizessem , também , acampamentos itinerantes às portas de outras autoridades e órgãos públicos relevantes do estado .
Por motivos de “salvaguardar segredos de estado” , na astúcia e sabedoria , é claro , dias e locais não foram propalados publicamente .
Nas certezas os “arapongas de plantão” do governo , de tocaias e observadores , cumpririam suas missões de informar .
As pretensas futuras mobilizações da categoria seriam abortadas já nos seus nascedouros pelos órgãos oficiais de intimidações e de repressões do governo . 

Abordou o assunto da CONAE , que os trabalhadores da educação terão de ingerir-se mais nas discussões como delegados ou observadores para preponderar suas opiniões de educadores em mudar os rumos e a política da educação neste país .

Propôs uma Assembleia Estadual , imediatamente , ao dia 4 de outubro , dia da próxima reunião com o governo , no propósito de estudar e implementar-se novas estratégias de ações , de pressões e reivindicações .

Levantou a questão da campanha sistemática “Anastasia , Cadê os 8 Bilhões da Educação” , que tem de ser sustentada e mantida .
O objetivo é martelar na cabeça do próprio , é martelar aos ouvidos da opinião pública e aos olhos e foco da Mídia .
Que já estão ouvindo e se perguntando e com certeza esquentar o assunto , que vai esquentar muito mais .
Pra cima dos costados do Anatasia , que acabará sobrando em ano eleitoral para as pretensões do Aécio Neves .

Os companheiros fizeram seus apartes e debates e construiu-se um Calendário e um Conjunto de Propostas para serem levados a efeito , até a próxima Assembleia .

Com a finalização do Conselho , todos os presentes foram convidados a participarem duma “baita bóia fria da educação” , aos moldes da cozinha de Minas da marmitinha expressa  do feijão tropeiro , couve e torresmo , para satisfação dos mais esfomeados .
Tudo debaixo da lona , com direito de música ao vivo por cantores leigos atiçados nas melodias e saudosismos , como por cantores de fato , contratados pela direção para alegrar e divertir o ambiente .
Foi tudo muito bom ! . . .
Como , também , a encenação da dupla de palhaços esculachando  o Anastasia e encenando os enredos em salas de aula .

Após tudo isto , iniciou-se a Plenária da Assembleia , que ratificou tanto o Calendário , quanto as Propostas de Ações para serem levados às vias de fato , até a próxima Assembleia .

Bem vespertino no período da tarde para dar um “tchau” ao vizinho , a turma ensaiou uma seresta orquestrada às portas do palácio do distinto .
Cantaram , esbravejaram palavras de ordem e nada .
Nada da PM e nada da presença do homenageado .
Assim de fato foi e todos de perto , de longe e muito longe foram embora rumo aos seus destinos e deixando certos , nas certezas da companhia de Deus aos nossos bravos companheiros , acampados até as próximas “rendições da mudança da guarda” ou nos encontros da próxima 7ª Assembleia Estadual .

CONJUNTO DE PROPOSTAS DE AÇÕES .

1 ) Manutenção do Acampamento .
2 ) Realizar Acampamentos Itinerantes .
3 ) Fazer manutenção e debates durante a CONAE .
4 ) Continuar a Campanha dos “oito (8) bilhões” .
5 ) Reforçar e investir no Plebiscito .
6 ) Aprovar em estâncias superiores à diretoria a aplicação dos recursos do Imposto Sindical , que não forem devolvidos aos filiados .
7 ) Participação da CONAE  como observadores ( as ) e quem se elegeu delegado ( a ) .
8 ) Cobrar informação do IPSEMG , acerca da prestação de contas e dos imóveis do Instituto .
9 ) Promover campanha para alterar a Lei do Piso no máximo da jornada semanal de 40 horas e para o governo federal cobrar de Minas o cumprimento da Lei do Piso .
10 ) O Departamento Jurídico elaborar formulários para o PSDB e outras pessoas possam protocolar junto ao Ministério Público as exigências do Governo de Minas , em substituir os servidores licenciados .

CALENDÁRIO .

03/10 – Audiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais , a cerca do Ensino Médio .
04/10 – Nova Reunião com o Governo .
06/10 – Reunião com os delegados do Sindicato à CONAE estadual .
07/10 – CONAE ESTADUAL .
08/10 – Assembleia Estadual .
02/10 – Juiz de Fora : Julgamento do Prof. André , Diretor da Sub-sede .
- Tentando intimidá-lo .
- Poderá ser preso .
- Campanha pela absolvição de André .

Leitores Educadores para atualizar informações e estar cientes dos fatos a nós pertinentes , cliquem no site do Sind-UTE/MG :


Assinado : mestresdasgerais . [ só mais um anônimo que luta pela causa da educação . ]


Nenhum comentário:

Postar um comentário