"Somos os Mestres e as Mestras das Minas Gerais .
Somos uma corrente de Pensadores Independentes e Livres , mobilizados por uma Causa Comum .
Queremos a concretização , de fato e de direito , para uma Educação Pública Libertadora e Igualitária , de Qualidade e para Todos .
Queremos o '' Labore Nostru '' de cada dia , árduo , persistente e imprescindível de Operários do Saber , devidamente , Reconhecido e Valorizado .
Hoje , legitimado por Direito e por Justiça."

quarta-feira, 8 de maio de 2013

"CARREGADORES DE PEDRAS!..." 1ª PARTE. Reflexão e Ação ! Ao Sind-UTE/MG - 1ª parte .

No enquanto lê, ouça a trilha sonora!



DIVINACIDADE , 08 DE MAIO DE 2013.

QUARTA-FEIRA .

Ao Sind-UTE/MG e aos Labutadores em Educação de Minas Gerais , para REFLEXÃO E AÇÃO .

CARREGADORES DE PEDRAS .

1ª PARTE .

2013 é o ano estratégico para as nossas pretensões no resguardo das conquistas já efetuadas e que marcam as divisórias nas nossas pelejas de lutas sindicais, como também , na intenção da retomada dos nossos direitos e vantagens subtraídos nos revés das batalhas pela “mão grande” da prepotência e da insanidade , do poder público e político , executivo e legislativo e com a conivência do judiciário deste Estado.
Está mas do que na hora de conscientizarmos e unirmos forças e no conjunto coeso “da nossa maioridade” fazermos a diferença nas nossas lutas pela implementação , de fato e de direito , dos nossos Direitos Constitucionais , já garantidos e legitimados pela Lei Maior deste País.
– Piso Nacional e Carreira.
Nesse intuito estamos concitando aos nossos Irmãos e Irmãs de Fé – Camaradas ! – para refletirmos nas proposições simples , mas sinceras e na defesa dos nossos anunciados.
Para começarmos , talvez , de quem já trabalhou por quarenta (40) anos em prol da Educação Pública deste País – trinta e três (33) deles dedicados às Escolas Públicas de Minas – , esperamos não escandalizar a “maioria” , em dizermos francamente , no impacto e no choque das opiniões divergentes. 
– Nós “Educadores” e hoje este termo , dentro do “contexto sindical” , pretende abarcar , amplamente a todos aqueles , que de uma forma ou de outra dão a sua contribuição nas diversas funções laborais das tarefas escolares e por isso mesmo , torna-se um termo genérico e abrangente para todos , sob a sigla de (Sind-UTE/MG )“Trabalhadores em Educação” , no intento de aglutinar os diversos profissionais da mesma área.
E valer-se do “princípio da unidade na diversidade”!
Mas no “contra senso deste mesmo princípio” – se é que podemos anunciar ou afirmamos desta forma , mas o tempo , certamente , demonstrará os resultados favoráveis ou adversos desta proposta – e  é aí que reside o entrave e a imensa dificuldade na unidade dessa pretensa coesão.
– “Nós não somos , ainda , de fato e de direito , uma categoria profissional institucionalizada”!... 
Para os nossos propósitos , citaremos e vamos considerar , apenas , duas , para melhor compreensão aos nossos Leitores (Educadores discordantes ?) e na defesa do nosso ponto de vista.
– Médicos e Advogados.
Perguntamos? 
Quais indivíduos poderão exercer estas profissões? . . .
A resposta é obvia!
Todos aqueles indivíduos com formação universitária , que além dos canudos de conclusões de cursos nas mãos , capacitarem-se , também , em residências preparatórias ou passarem por rigorosos e pós-exames finais para os exercícios das suas funções.
Temos Leitores discordantes , quantos a essas assertivas? . . .
Continuemos!
No “exercício prático” dessas mesmas profissões quem poderá exercê-las?
“Somente profissionais , habilitados nas suas respectivas áreas acadêmicas e aferidos por pós-exames finais , para o direito e livre desempenho das suas carreiras de médicos ou de advogados”.
Na contra partida dessa argumentação , quem é e quem pode ser o Professor?...
“Todo aquele com formação básica para o magistério”?... 
( Também – espera-se ! – para as funções de especialistas , diretores , ou demais funcionários das SREs e SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO.)   
“Ou, qualquer um”?...
Com formação profissional correlata aos conteúdos curriculares escolares?...
E , muitas das vezes , despreparados e sem a “devida formação pedagógica ou didática” para o desempenho da função ? . . .
Assistimos uma crescente invasão de profissionais de outras áreas acadêmicas , conhecedores dos conteúdos , mas sem os requisitos básicos da Didática e da Pedagogia , arvorando-se em educadores nas salas de aulas ? . . .
Químicos . Biólogos . Literatos . Engenheiros . Advogados .
Entre outros e , até , pelas visões revolucionárias do “Senhor Augusto”, dentro do “jeitinho anastasia da boa vontade e da boa fé” , qualquer um voluntário , “bom ensinador e bem compreendido das letras” ! ! ! . . .
Estamos afirmando algo descabido e totalmente absurdo ? . . .
Ou estamos assistindo muitos dos “colegas de áreas acadêmicas afins” dando um jeitinho , no ganho ocasional do dinheiro extra – de só “um bico no trabalho” e “gasolina pro carrão” ? . . .
“Sem comprometimentos profissionais ou corporativistas com a carreira ou com a categoria”! . . .
Estamos assistindo a uma tremenda desvalorização da “carreira dos verdadeiros mestres” , pois a procura se faz desestimulante e desinteressante para novos e eventuais postulantes ao cargo e à carreira .
Mas a demanda se apresenta , cada vez maior , nas necessidades e na oferta a esses “pretensos mestres” , que para tapar os buracos , as porteiras sem as qualificações da Educação de Minas e alhures em todo o Brasil , escancararam-se de vez , para qualquer um sujeito munido do conhecimento específico e da boa vontade , no afã de ganhar um dinheirinho extra .
Toda essa situação caótica configurada , hoje , na Educação Pública deste País , pela desvalorização e desmerecimentos dos seus verdadeiros educadores , comprometidos com suas propostas e ideais de projetos pedagógicos , nada mais é que o resultado e a consequência lógica da máxima bíblica de que “aquilo que você plantar , certamente colherá” , de mentes e visões obtusas e obliteradas de políticos oportunistas e interesseiros aos ditames dos seus partidos .
A começar pelas "enchentes ideológicas" , já , turvas do PT e desembocando nos "pressupostos dos canais" , definitivamente , poluídos do PSDB .  
Todos "farinha do mesmo saco" , "unha e carne de si próprios" ,  nos seus conluios e interesses partidários .    
– TARSO GENRO . Pai do Piso Salarial . Que se recusa a reconhecer a paternidade da lei nº 11.738 de 16/07/2008 que ajudou a criar , como Ministro da Educação na ocasião , e “catimba” na sonegação e omissão em pagar o piso aos Professores no seu estado . PT .
– ANTÔNIO AUGUSTO JUNHO ANASTASIA . Velho conhecido nosso das desventuras de todos os dia e de todos os mineiros . PSDB .
– JAQUES WAGNER . Outro “catimbador” da Bahia de todos os santos . Imune às intercessões de todas as rezas e às interveniências das mandingas e despachos de pais e mães , também , de todos os orixás , para pagar o piso . Com raízes trabalhistas . . . PT .
Vamos polemizar , ainda mais , esta questão !
Queiram acompanhar a linha de raciocínio da nossa percepção .
Imaginem só , minha gente !
Curandeiros e outros assemelhados ( nada contra os curandeiros e assemelhados ! ) na falta de médicos , alçados nas condições de clinicar e guarnecendo postos de saúde e remunerados pelo erário público .
Esta suposta situação devidamente sacramentada e institucionalizada por decretos e leis .
Pode ? ? ? . . .
Novamente , nada contra curandeiros e assemelhados , mas convenhamos , seria o caos ! ! ! . . .
E em se tratando das leis e dos direitos dos cidadãos ? . . .
Temos o direito de defendermos a nós mesmos ? . . .
Enfronharmos nos meandros do judiciário e nos capacitarmos nos intricados dos parágrafos e dispositivos e sistemáticas das leis ? . . . 
Toda essa formação destituída de qualquer preparação acadêmica , requerida para o exercício da atividade ? . . .
Autodidatas nos tornaremos um “expert” no assunto ? . . .   
Na ausência de advogados em audiências públicas , bancarmos a defesa ou a acusação de réus?...
E neste descalabro institucionalizado , o cidadão por méritos , por sorte , ou por indicações políticas , vai ver , acaba como Ministro do Supremo Tribunal Federal ! . . .
Também seria o caos numa democracia dos três poderes institucionalizados .
E olha , que recentemente e , ainda hoje , as discrepâncias unilaterais entre dois poderes , estão rendendo notícias na mídia.
Assistimos preocupados e boquiabertos esse intento perigoso para a democracia , levado às intransigências de fato em quirelas de somenos de tantas cabeças preparadas e qualificadas dos diplomas e das experiências para os respectivos cargos dos dois lados , judiciário e legislativo .
A trucidarem-se nas palavras e perderem-se em assuntos de menores importâncias , consumindo os impostos nosso do dinheiro público em discussões improdutivas e para fins escusos.
Nos assuntos retóricos nada inovadores , mas todo esses motivos dos bate bocas desnecessários já foram escritos , estão previstos e determinados na Constituição Brasileira , na divisão e independência dos Três Poderes Constitucionais .
Que cumpra-se a lei , sem as pretensas suposições ou suspeitas distorções , quer por correntes ideológicas da esquerda , ou da direita e muito menos do centro , ou outras tantas que queiram inventar .
Meia esquerda . Meia direita . Centro avante . E outros avantes . Quanto esparramo de ideologias desnecessárias ou quantas burrices nos despropósitos alheios ! . . .
Fora a essa abordagem acidental , mas interessante para externamos nossa opinião , os Caríssimos Leitores (Educadores) perceberam ? . . .
Em se tratando de advogados e médicos , tanto uns como outros têm em comum “guardiões institucionalizados” , que resguardam os seus direitos no livre e restrito exercício da profissão .
– A OAB e o Conselho Federal de Medicina .
E quanto a nós , operários e rainhas mestras da educação , quem será por nós ? ? ? . . .
Algum Conselho ou alguma Ordem , institucionalizado , zelador e vigilante ? ? ? . . . Guardião dos nossos direitos no livre e restrito exercício da profissão de educador ? ? ?. .
– Ninguém ! ! ! . . .
E se Deus é por nós ? . . . Nos parece ser um volume muito grande do saldo devedor acumulado nos dividendos requeridos e colocados nas contas bancárias do Onipotente ! . . .
Temos de fazer a nossa parte , sermos mais corporativistas , compromissados e participativos para nos institucionalizarmos como uma categoria estabelecida , que se imponha nos seus direitos e mereça o respeito da sociedade e do estado .
Pelo exposto até agora e falho o contrário , meus Irmãos e Irmãs de Fé – Camaradas ! – não somos uma categoria ! . . .
Institucionalizada nem no papel e nem de fato ! . . .
Somos apenas um grupo agregado de pessoas .
Se é que unidos pelos propósitos questionáveis na missão de educadores , mas certamente e decididamente , completamente divergentes e divididos quantos a estes fins na Educação .
Esse exposto da ferida aberta , que deve doer e mexer nas considerações de muitos é o grande entrave à nossa união definitiva e corporativista .
Continua ! . . .
Fim da 1ª Parte .

Leia também :
. . .Vamos meter o dedo na ferida e cortar na própria carne de quem já a comeu e agora rói os ossos. 
Deixemos 
as hipocrisias das desculpas pertinazes , esfarrapadas e ultrapassadas de nos acharmos donos da verdade absoluta . 
Posições assumidas ,  
´´ de cátedra ``  e de ´´ veredicto inapelável `` de  tantas cabeças coroadas do saber:    - muitas daqui , muitas de lá e muitas alhures ! . . .

Para isto clique no LINK


Assinado : mestresdasgerais  [ Um cidadão questionável e aberto a ponderações  ] .

Nenhum comentário:

Postar um comentário