"Somos os Mestres e as Mestras das Minas Gerais .
Somos uma corrente de Pensadores Independentes e Livres , mobilizados por uma Causa Comum .
Queremos a concretização , de fato e de direito , para uma Educação Pública Libertadora e Igualitária , de Qualidade e para Todos .
Queremos o '' Labore Nostru '' de cada dia , árduo , persistente e imprescindível de Operários do Saber , devidamente , Reconhecido e Valorizado .
Hoje , legitimado por Direito e por Justiça."

quinta-feira, 23 de maio de 2013

"CARREGADORES DE PEDRAS!..." 3ª E ÚTIMA PARTE. Reflexão e Ação ! Ao Sind-UTE/MG - 3ª e última parte .


No enquanto leem, ouçam a trilha sonora!

DIVINACIDADE , 22 DE MAIO DE 2013.


QUARTA-FEIRA .

Ao Sind-UTE/MG e aos Labutadores em Educação de Minas Gerais , para REFLEXÃO E AÇÃO .


CARREGADORES DE PEDRAS .
3ª E ÚTIMA PARTE .


“Enquanto descansam , carregam pedras” ! . . .
Todos conhecem o significado deste dito popular .
Retrata uma vida dura , de penúrias e abnegações de pessoas que , para sustentar-se e , também , aos seus , nas horas do merecido descanso das labutas diárias , têm de prosseguir numa jornada de trabalho extra , para o ganho e complemento ao um magro e insuficiente salário , que não cobre as despesas das necessidades básicas e ordinárias .
Da moradia . Do transporte . Da educação . Da saúde . Da alimentação . Do vestuário . Entre outras , as mais básicas mínimas necessárias à subsistência familiar ! . . .
Estatisticamente somos a grande massa de brasileiros preponderante e operária , de trabalhadores e de trabalhadoras “sobreviventes” aos “solavancos da magia perversa” , na tentativa de “fechar as contas na ponta do lápis” , sob a fantástica soma e um ( 1 ) a três ( 3 ) mínimos mensais e nada mais ! . . .
“Estes são os carregadores de pedras” ! . . .
Transladando a mesma situação , nada diferente ou inovadora ao nosso lado de educadores , ela retrata-se igualzinha aos demais operários do trabalho e do suor de lutas versus o capital .
Aqueles estão acobertados por vantagens celetistas substanciais . 
Justo pode-se dizer , levam uma enorme vantagem sobre os trabalhadores estatutários .    
Estão resguardados nos seus direitos essenciais pela ampla sistemática das leis trabalhistas deste país .
(Clique http://pt.wikipedia.org/wiki/Consolida%C3%A7%C3%A3o_das_Leis_do_Trabalho)    
Quanto a nós , ainda , “não pegaram” ou não existem claras e definidas leis protetoras aos nossos direitos trabalhistas de servidores públicos , que , por justiça , deveriam e teriam de serem iguais aos daqueles .
Estamos sujeitos “ao léu do deus dará” , das disposições subjetivas destorcidas para fins eleitoreiros e reféns das vontades conforme aos seus interesses partidários do poder público e de quem por direito , seja do executivo , seja do legislativo e , até , seja do judiciário para fazerem valer os nossos direitos trabalhistas de estatutários  
À cada administração pública , gestores , legisladores e juristas vão protelando esta situação , na clara intenção de postergá-la para mandatários dos próximos mandatos , nos propósitos acintosos , desrespeitosos e desdenhosos aos nossos trabalhos essenciais de servidores públicos , nos subtraindo direitos e vantagens adquiridos por tempo de serviços prestados , sob forma e dentro da lei.
E nestas distorções “mesquinhas e perversas” , nos cerceiam de todos os lados no intento claro e objetivo de nos infligir percas nas nossas conquistas trabalhistas , conseguidas “a peso e medidas do suor derramado” , por anos nas refregas das nossas batalhas sindicais.
E esta grande massa , preponderante desses trabalhadores anônimos de servidores públicos encontra-se quieta , silenciosa e expectante , pois a cada governo se lhes vêm retirados direitos legítimos e as lutas inglórias dos seus sindicatos e associações se lhes apresentam descrentes e sem perspectivas de melhoras . 

É para vocês a intenção final desta matéria . Meus Irmãos e Irmãs de Fé ! Camaradas . . . 
“Carregadores de Pedras “ ! . . .


A Vocês, simples labutadores do conhecimento , que aprumam-se todos os dias numa rotina sem horizontes rumo a uma aposentadoria instável , sem as garantias dos direitos constitucionais, adquirida , mas , escassa às suas subsistências diárias .  Mas mesmo assim , trabalham com afinco na honestidade e dedicação , na competência dos serviços prestados à educação deste País , com fins à formação das futuras gerações .
Simples carregadores de pedras ! . . .  Imprescindíveis na construção dessa imensa muralha do progresso e da ciência , que se agiganta e faz grande o seu povo ! . . .  Que tão somente foi estabelecida e originou-se pelo conhecimento e pelo saber ministrados nas primeiras letras e primeiras contas dos primeiros mestres .
No entanto , passam desapercebidos ! . . . Nas estatísticas são apenas números ! . . .  E deixam de serem pessoas ! . . .
Mas ,  as gotas desprendidas pela transpiração do esforço e  vontade é que dão liga à massa , fixa a argamassa do conhecimento e do saber na preparação dos novos infantes . Estes mesmo , que se lhes apresentam no impacto de serem ingratos em reconhecimentos vindouros .
Pois hoje adultos , alçados nas condições do poder transitório das urnas , não lhes reconhecem o valor e lhes subtraem ganhos e no desdém institucionalizado lhes retiram , até , suas dignidades de mestres .  


É para vocês a intenção final desta matéria . Meus Irmãos e Irmãs de Fé ! Camaradas . . . 
“Carregadores de Pedras “ ! . . .


Reconhecemos e respeitamos as atitudes justificáveis de muitos na descrença , na desesperança , na desconfiança ! . . .
Vocês que , ainda , querem acreditar nos líderes sindicais da categoria e desconfiam dos políticos estabelecidos no poder .
Encontram-se , sobremaneira , indignados com os rumos tomados na retiradas dos direitos , surrupiados escancaradamente e às claras na subtração da aprovação às pressas dos afogadilhos por uma Assembleia Legislativa Estadual obliterada e subserviente aos decretos e emendas de leis de um executivo inflexível e exclusivista na sua política neoliberal ultrapassada .
Capitalista exclusivo do ganho à serviço das oligarquias econômicas , assentadas , somente , na lógica da receita e do lucro .


É para vocês a intenção final desta matéria . Meus Irmãos e Irmãs de Fé ! Camaradas . . . 
“Carregadores de Pedras “ ! . . . 



Simples Labutadores do , ainda , pó de giz , simples Labutadores da vassoura e da limpeza , simples Labutadores da panela e do fogão , simples Labutadores dos arquivos e das fichas escolares.
Vocês que instauram-se na rotina de todos os dias , nunca percebidos ou notados , entretanto , são vocês mesmo numa ação determinante , que instauram o pão nosso da educação de cada dia , substancial e essencial das primeiras horas , nos vislumbres e motivações pela busca do conhecimento às sucessivas levas de gerações  para a construção e progresso de um povo soberano e livre .
Porém ,  vocês não são livres ! . . . Vocês que clareiam a muitos ! . . .
Ainda estão presos e subjugados às raízes ideológicas de terceiras e quartas intenções ou às interpretações políticas e estatais duvidosas do poder subjetivo e ocasional das urnas .
Nem respeito lhes consideram aqueles que , nas certezas , um dia assentaram-se nestas mesmas carteiras de sala de aulas e hoje no status de autoridades políticas , simplesmente  lhes ignoraram e por conseguinte lhes vituperam , até ,  nos seus direitos constitucionais adquiridos .  
QUE VERGONHA ! 

É para vocês a intenção final desta matéria . Meus Irmãos e Irmãs de Fé ! Camaradas . . . 
“Carregadores de Pedras “ ! . . .

Na crença e na razão , levantemo-nos outra vez ! . . .
Na cara e na coragem e fé no Onipotente , Onisciente e Onipresente Deus , vamos nos constituir um imenso exército em marcha rumo à batalha pela retomada dos nossos direitos , retirados , arbitrariamente, pelo poder público deste estado .
Vamos lotar os vagões do TREM MINEIRO das nossas esperanças e crenças no amanhã dos dias melhores .
Do reconhecimento e pela valorização do “Labore Nostru” de cada dia .
E fazer a história daqueles que acreditam , não desistem e , ainda , lutam e persistem . . .
Voltemos a acreditar nas intenções sinceras dos nossos líderes sindicais e de associações , unidos nos mesmos propósitos .
Vamos engrossar o coro e as vozes das ruas , nas passeatas e nas manifestações dos protestos a favor da NOSSA CAUSA JUSTA .
Vamos botar o pé na estrada nos encalços por aquilo , que já é nosso por direito e por justiça :
– Piso Salarial Profissional Nacional .
– Carreira e Qualidade .
– Nomeação imediata dos concursados .
– Cumprimento de hora/atividade sem aumento da jornada de trabalho .
– Atendimento digno no Ipsemg .
– Negociação de toda a pauta de reivindicações .

Meus Irmãos e Irmãs de Fé ! Camaradas . . .
“Carregadores de Pedras “ ! . . .

Vamos desembarcar na “praça da estação” da nossa razão e fé , interpeláveis nos desassombros dos nossos sonhos . . .
Vamos “tomar de assalto” e cobrir de gente guerreira , na intenção do nosso coração e mente , com “chão da nossa realidade” o pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais .
Neste memoriável dia , fincarmos o marco da nossa arrancada e faremos valer os nossos direitos constitucionais .
– No dia 5 de junho de 2013 .
– Às 14:00 horas .
– No Pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais .



Campanha Salarial Educacional 2013 .

Sua Participação Fortalece a Nossa Luta ! 



Assinado : mestresdasgerais ( Só mais um “carregador de pedras” ! )

Nenhum comentário:

Postar um comentário