"Somos os Mestres e as Mestras das Minas Gerais .
Somos uma corrente de Pensadores Independentes e Livres , mobilizados por uma Causa Comum .
Queremos a concretização , de fato e de direito , para uma Educação Pública Libertadora e Igualitária , de Qualidade e para Todos .
Queremos o '' Labore Nostru '' de cada dia , árduo , persistente e imprescindível de Operários do Saber , devidamente , Reconhecido e Valorizado .
Hoje , legitimado por Direito e por Justiça."

sábado, 8 de junho de 2013

2ª Assembléia Estadual - Junho/2013 pelo Sind-UTE/MG .











DIVINACIDADE , 07 DE JUNHO DE 2013.

SEXTA-FEIRA .

Assembleia Estadual dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais .
BH – 05 de junho de 2013 .

 POR QUE LUTAMOS
                                      E PARA QUEM LUTAMOS ?

Muito interessante e apropriado o título da Pauta de Reivindicações !
Dá sentido às lutas sindicais , define clara e objetivamente as diretrizes das propostas e indica , indubitavelmente , os segmentos sociais beneficiados .
Não seria o caso , também , de se perguntar :
– Por quem ou por quais motivos os sinos dobram ? . . .
Por pessoas ou situações . . .  Por motivos de alegrias ou tristezas . . .
E quais sinos são estes ? . . .
No nosso caso , como podemos observar pelos últimos acontecimentos , os sinos dobram e vão continuar a dobrar por motivos de ressurgimentos.
Vimos e notamos no início desta assembleia através das muitas e parecidas falas , os companheiros e as companheiras abatidos, parecendo entregar “a faca , o queijo e rapadura” ao “digníssimo senhor governador ”
Nos relatos das diversas regiões dos estados , onde mantém-se a chama da luta acesa , devido a estes mesmos , mas hoje neste dia apresentaram-se desmotivados , cabisbaixos e perdidos nas suas avaliações e desnorteados a que rumos tomarem .
Sintetizando as manifestações verbais de todos , podemos afixar “breves manchetes” , que por si dizem tudo .
“Resistência à greve” . “Custo estima muito baixo” .
“Greve nem pensar” . “A direção da escola pressiona professores” .
“Medo do corte e percas salariais” . “Cartinhas das SRE’s provocam refluxo” .
“Indecisos não querem nem discutir a greve , questão financeira” .
“Greve não provoca adesões nas bases” . “Indicativos demonstram claramente impossibilidades de greve”.
“Só há muita indignação contra o governo , mas não há disposição para greve” .
“Muitos desabafos de pessoas fragilizadas , mas amedrontadas”.
“Em algumas SER’s os líderes sindicais e simpatizantes são mapeados e identificados” . “Atitudes intimidatórias explicitas”
“Insatisfação total da categoria e pressão total por parte de alguns diretores” .
“Pessoas endividadas pagando rescaldos da última greve e temerosas quanto ao corte do pagamento” .
E o clima pesou ! . . .

E depois falou a Marilda da CNTE com os seus informes .
Também nada animadores .
A luta tinha sido ferrenha e enorme foi a mobilização nacional das centrais sindicais e movimentos sociais pela implantação dos 10% do PIB para a Educação .
Mais não levamos ! . . .
Teremos de “nadar de braçadas” , muito mais ainda , “contra ondas adversas” para não virmos “a morrer na praia” .
É que o redator queria restringir a proposta para 7% , mas depois de muita conversação concordou nos 10% do PIB .
Mas perdemos ! . . .
As escolas e os trabalhadores das escolas públicas estão perdendo com essa “troca ou tramoia” .
Ele coloca no mesmo “balaio de negociações” as escolas privadas .
E estas , já , ganham “um dinheirão com a indústria do vestibular” .
Que começa lá atrás na educação infantil caríssima , até varar o ensino médio e é só pra quem pode pagar .
Os ricos , os muitos ricos , a classe média – “Ah , Ah , Ah” ! – elite política e financeira e outros tantos privilegiados e assemelhados .
Levam vantagens , pois até ganham incentivos fiscais , com descontos no “imposto de renda” .
Com o fito propósito de “estudar de graça” nas universidades públicas federais .
Projeto modificado terá de voltar ao plenário da assembleia .
E lá , outra vez mobilizados , deveremos estar todos nós pelejando a favor da escola pública , para fazermos valer os nossos direitos .
Se o clima , já , estava pesado , ficou mais pesado agora por tantos revés e percas na vida , vivenciados por todos ! . . .

E falou a “FATINHA . . . e esquentou o ambiente” ! . . .
Camponesa do Triângulo Mineiro . Sem terra .
Fala simples “de gente da roça”. Sem maiores preocupações de conjugar corretamente e se ater às concordâncias verbais .
Falou que “a sua turma do MST não era ladrona de terras” . 
E em marcha pelas estradas eram xingados “ por tudo quanto há de nome feio” .
Vagabundos ! Desocupados ! “Trem à toa” !
Só para registrar os “mais singelos” ! . . .
Falou que já estava marcada pela polícia , como se fosse gado .
E de fato foi ! . . .
Na ante véspera de uma planejada invasão , a polícia , nem tinha amanhecido o dia , bateu cedo na sua porta .
Disse que na sua casa havia drogas , armas e outras coisas mais “subversivas” .
Apresentou mandato e foi entrando .
Foi revirando tudo . Desarrumando tudo . Jogou tudo pelo chão .
Rasgou o sofá . Rasgou as roupas .
E a humilhou na sua simplicidade de gente pobre .
E foi embora .
E ela disse que mesmo assim continuaria a lutar por aquilo que ela acredita .
Não desistiria nunca ! . . . Engasgou e chorou ! . . .
Aí a Coordenadora , solícita e solidária , levantou-se e lhe ofereceu um copo de água , para acalmar a “pobre” .
Os presentes emocionados , ao término do relato , levantaram-se em sinal de respeito e a aplaudiram .

Finalmente a Coordenação levantou-se e falou ! . . .
Sua fala foi aos poucos sossegando e serenando os ânimos .
Clareou e deu novos rumos às “fragilidades momentâneas” de muitos .
Disse que era assim mesmo .
Nos três anos anteriores as mobilizações das greves começaram do “mesmo jeitinho” .
Foram tomando formas e avolumando-se nas motivações com o decorrer dos acontecimentos , trabalhados “inteligentemente” .
E necessário é saber adaptar-se às circunstâncias .
Seria implementado um novo formato de paralisações , para justificar faltas e impossibilitar convocações para substituições .
Não seria praticada “greve por tempo indeterminado” , mas sim “greves com tempo determinado” por quarenta e oito ( 48 ) horas.  
Em períodos curtos e em datas específicas e oportunas ! . . .
Para mostrar ao governo estadual e aos “demais trabalhadores em educação” que a “categoria continua mobilizada e motivada”.
“Mais viva do que nunca” ! . . .
E nossa intenção sim é fragilizá-lo e desmascará-lo nos seus intentos politiqueiros rumo ao “Aécio presidente” .
Apresentou um “Calendário Ofensivo” de lutas curtas e objetivas.
Tipo “ação de guerrilhas” ! . . .
Por que não ? . . . Vamos aproveitar o ensejo popular globalizado pela “Copa das Federações” e mostrar ao mundo e ao povo brasileiro “o que é o engodo deste governo” .
E fazermos dessa “vitrine mundial” a oportunidade certa e propícia para amostragem das nossas justas reivindicações , aos olhos da mídia mundial e nacional .
O “calendário inteligente” é simples e operacional e possibilita deslocamento de grande número de militantes , mobilizados pela nossa causa em paralisações de 48 horas .
Vamos transcrever o “Calendário Ofensivo” :

– Dia 17 de junho ( Manifestações na Capital ) .
– Dia 18 de junho ( Manifestações Regionais ) .
Total de paralisação : 48 horas .

– Dia 22 de junho ( Manifestação na Capital ) .  

– Dia 26 de junho ( Manifestação na Capital ) .
– Dia 27 de junho ( Manifestação na Capital ) .
Total de paralisação : 48 horas .

Observação :
– As horas e os locais das manifestações , só serão conhecidos , previamente , perto das datas , por motivos da nossa segurança contra possíveis repressões por parte do governador .

– Em 04 de julho será realizada em BH a 3ª ASSEMBLEIA ESTADUAL , para avaliarmos os resultados – satisfatórios ou insuficientes – e estabelecermos novas e contundentes “operações de guerrilhas” , contra o “poder central anárquico do estado e cia” .

É claro ! . . .
Todo esse “Calendário Ofensivo” foi aprovado na plenária , que aconteceu após as 14:00 horas , no pátio da Assembleia Legislativa Estadual , com a aquiescência de todos “os trabalhadores em educação” presentes ao ato .

E do nosso ato público seguinte de repúdio a esse “governo fascista” encerrou-se com uma passeata em direção ao centro da cidade .
Respeitando o trânsito e esclarecendo à população espectadora belo-horizontina das falcatruas e falácias eleitoreiras do governador “Aécio presidente” , “senador do Rio de Janeiro , mas eleito em Minas”:
– Nas contas da Cemig . Em impostos . Em superfaturamentos na reconstrução do Mineirão . Na exorbitância do preço dos ingressos cobrados para a Copa das Confederações , muito além das expectativas populares , alijando o povão dos estádios .
Até nas “novíssimas peças publicitárias” : -  “tome o ônibus e venha comigo” visitar a ilha da fantasia das cidades encantadas da administração Anastásia na :
– Na saúde . Na educação . Na habitação . Na segurança . Entre outros!
Percebemos que a população expectante está se acostumando conosco e ouve interessada a nossa versão dos fatos .
E fomos nós rumo a praça 7 e a oratória da Coordenadora à população e ao governo estadual encerrou em horas vespertinas mais uma Assembleia Estadual dos Trabalhadores em Educação de Minas .

E por quem os sinos vespertinos repicaram afinal ? . . .
Não ouvimos os sinos badalarem ! . . .
Mas nas certezas dos nossos corações e mentes e nos propósitos inabaláveis das nossas intenções , nos ressurgimos das cinzas das descrenças , das desesperanças e da apatia . . .
Os sinos repicaram sim nos motivos renovados , aquecendo o nosso peito e firmando os nossos pés na convicção daquilo que acreditamos e nos aguardam favoráveis o amanhã . . . e o depois do amanhã . . .
“PORQUE NÓS SOMOS OS SINOS DESTAS TANTAS MINAS GERAIS” ! ! ! . . .

Fechando a nossa matéria , vamos transcrever , na íntegra , também :
– A Pauta de Reivindicações “Campanha Salarial 2013” .

“POR QUE LUTAMOS ?  E PARA QUEM LUTAMOS ?

I – Educação de Qualidade .

Elaboração de política pública que combata a violência no ambiente escolar e garanta a segurança e a integridade física do/a trabalhador em educação em seu local de trabalho e da comunidade escolar .
.  Investimento na melhoria da rede física das unidades escolares em todas as regiões do Estado .
.  Redução do número de alunos por sala para os seguintes limites : anos iniciais do Ensino Fundamental com , no máximo 20 alunos ; anos finais do Ensino Fundamental com , no máximo de 25 alunos ; Ensino Médio com , no máximo de 30 alunos .
.  Elaboração de uma política de formação continuada e adicional para os profissionais que atendam alunos portadores de necessidades especiais .
.  Implantação das Leis Federais nº 10.639/03 e nº 11.645/08 , que tornam obrigatório o ensino de História , Cultura afro-brasileira e indígena .
.  Regulamentação do atendimento em todos as escolas estaduais de profissionais de assistência educacional (fonoaudiólogo , assistente social , fisioterapeuta , psicólogo) .
.  Mudança na estrutura de ofertas do Ensino Médio com atendimento em todas as regiões do Estado sem a nucleação de vagas , com uma proposta curricular construída com os professores e a comunidade escolar , além da oferta de todas as disciplinas em todos os anos .
.  Manutenção e ampliação dos laboratórios nas unidades escolares .
. Elaboração de uma política de formação continuada para os profissionais de educação dentro da jornada de trabalho com reconhecimento ofertada pelo Sind-UTE/MG .
. Estabelecimento de uma política de aproveitamento dos servidores/as excedentes nas escolas por Prefeituras e por outros órgãos do Estado .
. Fim da política de integração de escolas como forma de municipalização .
.  Distribuição de turmas e aulas respeitando a habilitação do professor .
.  Ampliação e democratização da oferta e do acesso aos cursos de capacitação em libra para professores em exercício nas escolas da rede estadual .
.  Regulamentação da Educação de Jovens e Adultos ( EJA ) no Sistema Prisional .
.  Elaboração de uma política que combata o bullying praticado no ambiente escolar contra alunos e profissionais da educação .

II – Salário e Carreira .

Política de remuneração .
.  Pagamento do Piso Profissional Nacional como vencimento básico para jornada de 24 horas , com garantia do reajuste das tabelas salariais de acordo com o custo aluno .
.  Pagamento retroativo do Piso Salarial conforme decisão do Supremo Tribunal Federal na Ação de Inconstitucionalidade nº 4.167 .

Direitos e vantagens pessoais .
.  Manutenção do direito a biênios , quinquênios e demais vantagens de cada servidor/a .
.  Revisão do posicionamento dos servidores com espelhamento na carreira , de acordo com o seu tempo de efetivo exercício e escolaridade .
.  Garantia aos servidores em ajustamento funcional ou licença médica , para que sejam posicionados nas tabelas salariais , levando-se
 em consideração a gratificação de regência .
.  Respeito ao direito de gozo das férias-prêmio do servidor , deferindo todos os pedidos já feitos e rediscussão do percentual limite de 20% .
.  Pagamento imediato das vantagens já adquiridas quando do afastamento preliminar à aposentadoria .
.  Pagamento de adicional de periculosidade para os profissionais que trabalham em escolas prisionais e próximas às Unidades Prisionais .
.  Pagamento do adicional noturno a todos os profissionais da educação .

Carreira .
.  Restabelecimento dos percentuais da progressão na carreira para 3% e da promoção para 20% .
.  Imediata atualização da escolaridade dos servidores efetivos , efetivados e aposentados .
.  Definição de critérios para o exercício de função gratificada .
.  Modificação do interstício para promoção por escolaridade para anualmente .
.  Que o estado probatório faça parte do interstício para a concessão da promoção por escolaridade adicional .
.  Imediata revogação do Artigo 19 , da Lei Estadual 19.837/11 , que congelou até dezembro de 2015 a carreira dos profissionais da educação .
.  Que o profissional da educação que atue na Associação de Pais e Amigos Excepcionais ( APAE ) tenha os mesmos direitos relativos `a progressão , promoção e prêmios por produtividade e quaisquer outras políticas remuneratórias .
.  Modificação da legislação estadual para que o afastamento do servidor em função de licença médica não acarrete prejuízo à promoção por escolaridade adicional .

Jornada do professor . 
.  Que a exigência curricular seja opcional .
.  Que o módulo de hora atividade do módulo II seja de 50 minutos .
.  Imediato retorno das disciplinas de Educação Física e Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental ministrados por professores habilitados .
.  Que a extensão de jornada seja opcional em todas as situações .
.  Respeito ao Estatuto do Magistério que permite o cumprimento de hora-atividade no intervalo de aulas e recreio .
.  Fim imediato do aumento da jornada de trabalho das especialistas em educação .

III – IPSEMG e Previdência .

Atualização da publicação de todos os pedidos de aposentadoria e estabelecimento de uma política de agilidade e eficiência para novos pedidos .
.  Imediata realização de concurso público para servidores do IPSEMG.
.  Elaboração de uma política de prevenção à saúde do trabalhador .
.  Reabertura dos pontos ou agências do IPSEMG retornando o atendimento do IPSEMG família .
.  Regularização da dívida do Estado com o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) , tornando-a pública .
Manutenção da gestão do IPSEMG integralmente pelo setor público sem qualquer transferência para a iniciativa privada .
.  Realização de eleição direta para os cargos de gestão do IPSEMG .
.  Ampliação e melhoramento do atendimento médico , odontológico , convênios laboratoriais e perícia local em todas as regiões do Estado aumentando o número de Regionais de atendimento .
.  Ampliação da representação dos/as trabalhadores/as nos Conselhos do IPSEMG .
.  Redução do tempo de espera para todos os procedimentos realizados pelo IPSEMG .
.  Possibilitar que filhos/as desempregados/as dos/as servidores/as públicos/as sejam incluídos como dependentes .
.  Criação de Conselhos Municipais do IPSEMG .
Tornar pública a prestação de conta dos fundos de Previdência do Estado .
.  Revogação do desconto dos dependentes do servidor .
.  Não implementação da coparticipação no IPSEMG .
.  Descentralização da perícia médica com atendimento em todas as regiões do Estado .
.  Criação de Câmeras do IPSEMG em todas as regiões do Estado.
Disponibilização de consultas eletivas em todos os hospitais , clínicas e Santas Casas no interior do Estado .

IV – Gestão democrática na escola e do sistema .

.  Posse de todos os diretores e vices escolhidos pela comunidade escolar em processo de consulta à comunidade escolar em 2011.
.  Garantia de autonomia administrativa , pedagógica e financeira para a unidade escolar .
.  Elaboração de uma política para combater e acabar com o assédio moral no ambiente escolar e nas Superintendências Regionais de Ensino .
.  Possibilitar que qualquer membro do colegiado possa exercer a função de Presidente .
.  Eleição direta para Superintendente Regional de Ensino .

V – Vínculo funcional .

.  Estabelecimento da promoção por escolaridade adicional aos servidores efetivados e designados .
.  Elaboração de uma política de respeito e valorização para os/as servidores/as em ajustamento funcional , respeitando a sua restrição laboral , a jornada do cargo e a manutenção dos direitos e vantagens .
.  Organização do quadro da escola com o aumento do número de auxiliar de serviços da Educação Básica e especialista em Educação Básica por turno independente do número de turmas e a retirada do cômputo dos servidores em ajustamento funcional .
.  Que os contratos dos assistentes técnicos de Educação Básica tenham vigência até janeiro do ano seguinte ao início da vigência do contrato .
.  Garantias aos servidores efetivados , que prestaram concursos, a possibilidade da posse no mesmo cargo que ocupa como efetivado .
.  Posse dos concursados para todos os cargos vagos existentes na Rede Estadual .
.  Promoção de concursos para professor de libras e professor de apoio .  

VI – Demandas específicas dos servidores das Superintendências Regionais de Ensino .

.  Revisão das tabelas salariais , de modo a diminuir a diferença entre os cargos de Assistente Técnico Educacional ( ATE ) e Analista Educacional ( ANE ) .
.  Reajuste do valor do cartão-alimentação estendendo este benefício para todos os servidores , inclusive àqueles que cumprem 6 horas .
.  Recebimento de vale-transporte .
.  Equiparação salarial do salário do Analista em Educação Básica com o salário do Analista em Educação com função de Inspetor Escolar .
.  Instituir banco de horas : a marcação do ponto através do Forponto não é compatível com a natureza do trabalho realizado, já que são realizados serviços de campo que demandam atividades extra turnos em escolas de outros municípios , trabalhos que são prestados , inclusive , em finais de semana .
Adoção de medidas preventivas para situações de assédio moral dentro das SER’s .
.  Fim da intervenção de deputados estaduais para que haja concessão de aposentadoria para servidores que entraram com pedido recentemente ( aposentadoria fura fila ) .
.  Processo seletivo para diretores da SRE : cargos de diretor geral/pedagógico/de pessoal/de finanças , de supervisor , e de funções gratificadas devem ser ocupados por aqueles que forem aprovados em processos seletivos realizados por universidades federais .
.  Regulamentação da certificação para todos os servidores das SER’s.
.  Os cargos comissionados deverão passar por certificação .
.  Nomeação imediata para todas as vagas do concurso , inclusive , para as vagas do Programa de Intervenção Pedagógica .
.  Direito de certificação para todo servidor com nível superior para o cargo de superintendente .
.  Isonomia de carga horária – 7 horas diárias para todos os servidores das Superintendências Regionais de Ensino .
.  Elevar a porcentagem para o gozo de férias-prêmio para 40% para os servidores da SRE , alterando a Resolução 22/2003 e desvinculação das férias-prêmio da função gratificada .
.  Melhoria das condições de trabalho dentro das SER’s : adequar as instalações da SRE no que tange à manutenção da rede elétrica ; rotas de fuga e existência de extintores para casos de incêndio ou outras emergências .
.  Igualar os valores de diárias entre ATE e ANE , pagas para os servidores que se deslocam a serviço para outros municípios , onde têm que arcar com despesas de hospedagem e alimentação .
. Incorporação dos ganhos com FGD para aposentados .

VII – Outras demandas .

.  Concessão de vale-transporte e vale-alimentação a todos/as os/as trabalhadores/as em educação .
.  Criação de uma linha de crédito de financiamento para aquisição ou reforma da casa própria para os servidores em educação .
.  Instituição do dia 15 de outubro como dia do educador e feriado estadual .
.  Manutenção da gratificação de regência na hipótese de afastamento em decorrência do cumprimento do tempo de contribuição para a aposentadoria .
.  Cumprimento do Termo de Acordo de 2011 com anistia do período de greve .
.  Imediata substituição dos auxiliares de serviço da Educação Básica e assistentes técnicos em licença médica e férias-prêmio.
.  Liberação para participação em atividades promovidas pelo Sind-UTE/MG .

Assinado : mestresdasgerais [ Mais um Labutador da Educação ].

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