SEXTA-FEIRA .
2ª Assembleia Estadual dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais .
BH – 05 de junho de 2013 .
POR QUE LUTAMOS
E PARA QUEM LUTAMOS ?
Muito
interessante e apropriado o título da Pauta de Reivindicações !
Dá sentido às
lutas sindicais , define clara e objetivamente as diretrizes das propostas e
indica , indubitavelmente , os segmentos sociais beneficiados .
Não seria o caso
, também , de se perguntar :
– Por quem ou por quais motivos os sinos dobram ? . . .
Por pessoas ou
situações . . . Por motivos de alegrias
ou tristezas . . .
E quais sinos são estes ? . . .
No nosso caso ,
como podemos observar pelos últimos acontecimentos , os sinos dobram e vão continuar a dobrar por motivos de
ressurgimentos.
Vimos e notamos
no início desta assembleia através das muitas e parecidas falas , os
companheiros e as companheiras abatidos, parecendo entregar “a faca , o queijo e rapadura” ao “digníssimo senhor
governador ”
Nos relatos das
diversas regiões dos estados , onde mantém-se a chama da luta acesa , devido a estes mesmos , mas hoje neste dia
apresentaram-se desmotivados , cabisbaixos e perdidos nas suas avaliações e
desnorteados a que rumos tomarem .
Sintetizando as
manifestações verbais de todos , podemos afixar “breves manchetes” , que por si dizem tudo .
“Resistência à greve” . “Custo estima muito baixo” .
“Greve nem pensar” . “A direção da escola pressiona
professores” .
“Medo do corte e percas salariais” . “Cartinhas das SRE’s
provocam refluxo” .
“Indecisos não querem nem discutir a greve , questão financeira”
.
“Greve não provoca adesões nas bases” . “Indicativos
demonstram claramente impossibilidades de greve”.
“Só há muita indignação contra o governo , mas não há
disposição para greve” .
“Muitos desabafos de pessoas fragilizadas , mas amedrontadas”.
“Em algumas SER’s os líderes sindicais e simpatizantes são
mapeados e identificados” . “Atitudes intimidatórias explicitas”
“Insatisfação total da categoria e pressão total por parte de
alguns diretores” .
“Pessoas endividadas pagando rescaldos da última greve e
temerosas quanto ao corte do pagamento” .
E o clima pesou ! . . .
E depois falou a
Marilda da CNTE com os seus
informes .
Também nada animadores .
A luta tinha
sido ferrenha e enorme foi a mobilização nacional das centrais sindicais e
movimentos sociais pela implantação dos 10% do PIB para a Educação .
Mais não levamos ! . . .
Teremos de “nadar de braçadas” , muito mais ainda , “contra ondas adversas” para não virmos “a morrer na praia” .
É que o redator queria
restringir a proposta para 7% , mas depois de
muita conversação concordou nos 10% do PIB .
Mas perdemos ! . . .
As escolas e os
trabalhadores das escolas públicas estão perdendo com essa “troca ou tramoia” .
Ele coloca no
mesmo “balaio de negociações” as escolas
privadas .
E estas , já , ganham
“um dinheirão com a indústria do
vestibular” .
Que começa lá
atrás na educação infantil caríssima , até varar o ensino médio e é só pra quem
pode pagar .
Os ricos , os muitos ricos , a classe média – “Ah , Ah , Ah” !
– elite política e financeira e outros tantos privilegiados e assemelhados .
Levam vantagens
, pois até ganham incentivos fiscais , com descontos no “imposto de renda” .
Com o fito
propósito de “estudar de graça” nas
universidades públicas federais .
Projeto
modificado terá de voltar ao plenário da assembleia .
E lá , outra vez
mobilizados , deveremos estar todos nós pelejando a favor da escola pública ,
para fazermos valer os nossos direitos .
Se o clima , já , estava pesado , ficou mais pesado agora por
tantos revés e percas na vida , vivenciados por todos ! . . .
E falou a “FATINHA . . . e esquentou o ambiente” ! . . .
Camponesa do
Triângulo Mineiro . Sem terra .
Fala simples “de gente da roça”. Sem maiores preocupações de
conjugar corretamente e se ater às concordâncias verbais .
Falou que “a sua turma do MST não era ladrona de terras” .
E em marcha
pelas estradas eram xingados “
por tudo quanto há de nome feio” .
Vagabundos !
Desocupados ! “Trem à toa” !
Só para
registrar os “mais singelos” ! . . .
Falou que já
estava marcada pela polícia , como se fosse gado .
E de fato foi ! . . .
Na ante véspera
de uma planejada invasão , a polícia , nem tinha amanhecido o dia , bateu cedo
na sua porta .
Disse que na sua
casa havia drogas , armas e outras coisas mais “subversivas” .
Apresentou mandato
e foi entrando .
Foi revirando
tudo . Desarrumando tudo . Jogou tudo pelo chão .
Rasgou o sofá .
Rasgou as roupas .
E a humilhou na sua simplicidade de gente pobre .
E foi embora .
E ela disse que
mesmo assim continuaria a lutar por aquilo que ela acredita .
Não desistiria nunca ! . . . Engasgou e chorou ! . . .
Aí a Coordenadora , solícita e solidária , levantou-se e
lhe ofereceu um copo de água , para acalmar
a “pobre” .
Os presentes emocionados , ao término do relato ,
levantaram-se em sinal de respeito e a aplaudiram .
Finalmente a Coordenação levantou-se e falou ! . . .
Sua fala foi aos
poucos sossegando e serenando os ânimos .
Clareou e deu
novos rumos às “fragilidades momentâneas” de muitos .
Disse que era
assim mesmo .
Nos três anos
anteriores as mobilizações das greves começaram do “mesmo jeitinho” .
Foram tomando
formas e avolumando-se nas motivações com o decorrer dos acontecimentos ,
trabalhados “inteligentemente” .
E necessário é
saber adaptar-se às circunstâncias .
Seria implementado um novo formato de paralisações , para
justificar faltas e impossibilitar convocações para substituições .
Não seria
praticada “greve por tempo indeterminado” , mas sim “greves com tempo determinado” por quarenta e
oito ( 48 ) horas.
Em períodos curtos e em datas específicas e oportunas ! . . .
Para mostrar ao
governo estadual e aos “demais
trabalhadores em educação” que a “categoria continua mobilizada e motivada”.
“Mais viva do que nunca” ! . . .
E nossa intenção
sim é fragilizá-lo e desmascará-lo nos seus intentos politiqueiros rumo ao “Aécio presidente” .
Apresentou um “Calendário Ofensivo” de lutas curtas e
objetivas.
Tipo “ação de guerrilhas” ! . . .
Por que não ? .
. . Vamos aproveitar o ensejo popular globalizado pela “Copa das Federações” e mostrar ao mundo e
ao povo brasileiro “o que é o
engodo deste governo” .
E fazermos dessa
“vitrine mundial” a oportunidade certa e propícia para amostragem das nossas justas reivindicações , aos olhos
da mídia mundial e nacional .
O “calendário inteligente” é simples e operacional
e possibilita deslocamento de grande número de militantes , mobilizados pela
nossa causa em paralisações de 48 horas .
Vamos
transcrever o “Calendário Ofensivo” :
– Dia 17 de junho ( Manifestações na Capital ) .
– Dia 18 de junho ( Manifestações Regionais ) .
Total de paralisação : 48 horas .
– Dia 22 de junho ( Manifestação na Capital ) .
– Dia 26 de junho ( Manifestação na Capital ) .
– Dia 27 de junho ( Manifestação na Capital ) .
Total de paralisação : 48 horas .
Observação :
– As horas e os
locais das manifestações , só serão conhecidos , previamente , perto das datas
, por motivos da nossa segurança contra possíveis repressões por parte do
governador .
– Em 04 de julho será realizada em BH a 3ª ASSEMBLEIA
ESTADUAL , para avaliarmos os resultados – satisfatórios ou insuficientes – e
estabelecermos novas e contundentes “operações de guerrilhas” , contra o “poder
central anárquico do estado e cia” .
É claro ! . . .
Todo esse “Calendário Ofensivo” foi aprovado na
plenária , que aconteceu após as 14:00 horas , no pátio
da Assembleia Legislativa Estadual , com a aquiescência de todos “os
trabalhadores em educação” presentes ao ato .
E do nosso ato
público seguinte de repúdio a esse “governo
fascista” encerrou-se com
uma passeata em direção ao centro da cidade .
Respeitando o trânsito e esclarecendo à população espectadora
belo-horizontina das falcatruas e falácias eleitoreiras do governador “Aécio
presidente” , “senador do Rio de Janeiro , mas eleito em Minas”:
– Nas contas da Cemig . Em impostos . Em superfaturamentos na
reconstrução do Mineirão . Na exorbitância do preço dos ingressos cobrados para
a Copa das Confederações , muito além das expectativas populares , alijando o
povão dos estádios .
Até nas “novíssimas peças publicitárias” : - “tome o ônibus e venha comigo” visitar a ilha
da fantasia das cidades encantadas da administração Anastásia na :
– Na saúde . Na educação . Na habitação . Na segurança .
Entre outros!
Percebemos que a
população expectante está se acostumando conosco e ouve interessada a nossa
versão dos fatos .
E fomos nós rumo
a praça 7 e a oratória da Coordenadora à população e ao governo estadual encerrou em horas vespertinas mais uma Assembleia Estadual dos Trabalhadores em Educação de Minas .
E por quem os sinos vespertinos repicaram afinal ? . . .
Não ouvimos os
sinos badalarem ! . . .
Mas nas certezas
dos nossos corações e mentes e nos propósitos inabaláveis das nossas intenções ,
nos ressurgimos das cinzas das descrenças , das desesperanças e da apatia . . .
Os sinos
repicaram sim nos motivos renovados , aquecendo o nosso peito e firmando os
nossos pés na convicção daquilo que acreditamos e nos aguardam favoráveis o
amanhã . . . e o depois do amanhã . . .
“PORQUE NÓS SOMOS OS SINOS DESTAS TANTAS MINAS GERAIS” ! ! ! . . .
Fechando a nossa
matéria , vamos transcrever , na íntegra , também :
– A Pauta de Reivindicações “Campanha
Salarial 2013” .
“POR QUE LUTAMOS ? E PARA QUEM
LUTAMOS ? ”
I – Educação de
Qualidade .
.
Elaboração de política pública que combata a
violência no ambiente escolar e garanta a segurança e a integridade física do/a
trabalhador em educação em seu local de trabalho e da comunidade escolar .
. Investimento na
melhoria da rede física das unidades escolares em todas as regiões do Estado .
. Redução do
número de alunos por sala para os seguintes limites : anos iniciais do Ensino Fundamental
com , no máximo 20 alunos ; anos finais do Ensino Fundamental com , no máximo
de 25 alunos ; Ensino Médio com , no máximo de 30 alunos .
. Elaboração de
uma política de formação continuada e adicional para os profissionais que
atendam alunos portadores de necessidades especiais .
. Implantação das
Leis Federais nº 10.639/03 e nº 11.645/08 , que tornam obrigatório o ensino de
História , Cultura afro-brasileira e indígena .
. Regulamentação
do atendimento em todos as escolas estaduais de profissionais de assistência
educacional (fonoaudiólogo , assistente social , fisioterapeuta , psicólogo)
.
. Mudança na
estrutura de ofertas do Ensino Médio com atendimento em todas as regiões do
Estado sem a nucleação de vagas , com uma proposta curricular construída com os
professores e a comunidade escolar , além da oferta de todas as disciplinas em
todos os anos .
. Manutenção e
ampliação dos laboratórios nas unidades escolares .
. Elaboração de uma política de formação continuada para os profissionais de
educação dentro da jornada de trabalho com reconhecimento ofertada pelo
Sind-UTE/MG .
. Estabelecimento de uma política de aproveitamento dos servidores/as
excedentes nas escolas por Prefeituras e por outros órgãos do Estado .
. Fim da política de integração de escolas como forma de municipalização .
. Distribuição de
turmas e aulas respeitando a habilitação do professor .
. Ampliação e
democratização da oferta e do acesso aos cursos de capacitação em libra para
professores em exercício nas escolas da rede estadual .
. Regulamentação
da Educação de Jovens e Adultos ( EJA ) no Sistema Prisional .
. Elaboração de
uma política que combata o bullying praticado no ambiente escolar contra alunos
e profissionais da educação .
II – Salário e
Carreira .
Política de
remuneração .
. Pagamento do Piso Profissional Nacional como vencimento básico para jornada
de 24 horas , com garantia do reajuste das tabelas salariais de acordo com o
custo aluno .
. Pagamento
retroativo do Piso Salarial conforme decisão do Supremo Tribunal Federal na
Ação de Inconstitucionalidade nº 4.167 .
Direitos e
vantagens pessoais .
. Manutenção do direito
a biênios , quinquênios e demais vantagens de cada servidor/a .
. Revisão do
posicionamento dos servidores com espelhamento na carreira , de acordo com o
seu tempo de efetivo exercício e escolaridade .
. Garantia aos
servidores em ajustamento funcional ou licença médica , para que sejam
posicionados nas tabelas salariais , levando-se
em consideração a gratificação de regência .
em consideração a gratificação de regência .
. Respeito ao direito de gozo das férias-prêmio
do servidor , deferindo todos os pedidos já feitos e rediscussão do percentual
limite de 20% .
. Pagamento imediato das vantagens já
adquiridas quando do afastamento preliminar à aposentadoria .
. Pagamento de adicional de periculosidade para
os profissionais que trabalham em escolas prisionais e próximas às Unidades
Prisionais .
. Pagamento do adicional noturno a todos os
profissionais da educação .
Carreira .
. Restabelecimento dos percentuais da progressão
na carreira para 3% e da promoção para 20% .
. Imediata atualização da escolaridade dos
servidores efetivos , efetivados e aposentados .
. Definição de critérios para o exercício de
função gratificada .
. Modificação do interstício para promoção por escolaridade para anualmente .
. Que o estado probatório faça parte do
interstício para a concessão da promoção por escolaridade adicional .
. Imediata revogação do Artigo 19 , da Lei
Estadual 19.837/11 , que congelou até dezembro de 2015 a carreira dos
profissionais da educação .
. Que o profissional da educação que atue na
Associação de Pais e Amigos Excepcionais ( APAE ) tenha os mesmos direitos
relativos `a progressão , promoção e prêmios por produtividade e quaisquer
outras políticas remuneratórias .
. Modificação da legislação estadual para que o
afastamento do servidor em função de licença médica não acarrete prejuízo à
promoção por escolaridade adicional .
Jornada do
professor .
. Que a exigência curricular seja opcional .
. Que o módulo de hora atividade do módulo II
seja de 50 minutos .
. Imediato retorno das disciplinas de Educação
Física e Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental ministrados
por professores habilitados .
. Que a extensão de jornada seja opcional em todas
as situações .
. Respeito ao Estatuto do Magistério que
permite o cumprimento de hora-atividade no intervalo de aulas e recreio .
. Fim imediato do aumento da jornada de
trabalho das especialistas em educação .
III – IPSEMG e
Previdência .
.
Atualização da publicação de todos os pedidos de
aposentadoria e estabelecimento de uma política de agilidade e eficiência para
novos pedidos .
. Imediata realização de concurso público para
servidores do IPSEMG.
. Elaboração de uma política de prevenção à saúde
do trabalhador .
. Reabertura dos pontos ou agências do IPSEMG
retornando o atendimento do IPSEMG família .
. Regularização da dívida do Estado com o
Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) ,
tornando-a pública .
.
Manutenção da gestão do IPSEMG integralmente pelo
setor público sem qualquer transferência para a iniciativa privada .
. Realização de eleição direta para os cargos
de gestão do IPSEMG .
. Ampliação e melhoramento do atendimento
médico , odontológico , convênios laboratoriais e perícia local em todas as
regiões do Estado aumentando o número de Regionais de atendimento .
. Ampliação da representação dos/as
trabalhadores/as nos Conselhos do IPSEMG .
. Redução do tempo de espera para todos os
procedimentos realizados pelo IPSEMG .
. Possibilitar que filhos/as desempregados/as
dos/as servidores/as públicos/as sejam incluídos como dependentes .
. Criação de Conselhos Municipais do IPSEMG .
.
Tornar pública a prestação de conta dos fundos de
Previdência do Estado .
. Revogação do desconto dos dependentes do
servidor .
. Não implementação da coparticipação no
IPSEMG .
. Descentralização da perícia médica com
atendimento em todas as regiões do Estado .
. Criação de Câmeras do IPSEMG em todas as
regiões do Estado.
.
Disponibilização de consultas eletivas em todos os
hospitais , clínicas e Santas Casas no interior do Estado .
IV – Gestão
democrática na escola e do sistema .
. Posse de todos os diretores e vices escolhidos
pela comunidade escolar em processo de consulta à comunidade escolar em 2011.
. Garantia de autonomia administrativa , pedagógica
e financeira para a unidade escolar .
. Elaboração de uma política para combater e
acabar com o assédio moral no ambiente escolar e nas Superintendências
Regionais de Ensino .
. Possibilitar que qualquer membro do colegiado
possa exercer a função de Presidente .
. Eleição direta para Superintendente Regional
de Ensino .
V – Vínculo
funcional .
. Estabelecimento da promoção por escolaridade
adicional aos servidores efetivados e designados .
. Elaboração de uma política de respeito e
valorização para os/as servidores/as em ajustamento funcional , respeitando a
sua restrição laboral , a jornada do cargo e a manutenção dos direitos e
vantagens .
. Organização do quadro da escola com o aumento
do número de auxiliar de serviços da Educação Básica e especialista em Educação
Básica por turno independente do número de turmas e a retirada do cômputo dos
servidores em ajustamento funcional .
. Que os contratos dos assistentes técnicos de
Educação Básica tenham vigência até janeiro do ano seguinte ao início da
vigência do contrato .
. Garantias aos servidores efetivados , que
prestaram concursos, a possibilidade da posse no mesmo cargo que ocupa como
efetivado .
. Posse dos concursados para todos os cargos
vagos existentes na Rede Estadual .
. Promoção de concursos para professor de libras
e professor de apoio .
VI – Demandas específicas
dos servidores das Superintendências Regionais de Ensino .
. Revisão das tabelas salariais , de modo a
diminuir a diferença entre os cargos de Assistente Técnico Educacional ( ATE )
e Analista Educacional ( ANE ) .
. Reajuste do valor do cartão-alimentação
estendendo este benefício para todos os servidores , inclusive àqueles que
cumprem 6 horas .
. Recebimento de vale-transporte .
. Equiparação salarial do salário do Analista
em Educação Básica com o salário do Analista em Educação com função de Inspetor
Escolar .
. Instituir banco de horas : a marcação do
ponto através do Forponto não é compatível com a natureza do trabalho realizado, já que são realizados serviços de campo que demandam atividades extra turnos em escolas de outros municípios , trabalhos que são prestados , inclusive , em
finais de semana .
.
Adoção de medidas preventivas para situações de
assédio moral dentro das SER’s .
. Fim da intervenção de deputados estaduais
para que haja concessão de aposentadoria para servidores que entraram com
pedido recentemente ( aposentadoria fura fila ) .
. Processo seletivo para diretores da SRE : cargos
de diretor geral/pedagógico/de pessoal/de finanças , de supervisor , e de
funções gratificadas devem ser ocupados por aqueles que forem aprovados em
processos seletivos realizados por universidades federais .
. Regulamentação da certificação para todos os
servidores das SER’s.
. Os cargos comissionados deverão passar por
certificação .
. Nomeação imediata para todas as vagas do
concurso , inclusive , para as vagas do Programa de Intervenção Pedagógica .
. Direito de certificação para todo servidor com
nível superior para o cargo de superintendente .
. Isonomia de carga horária – 7 horas diárias
para todos os servidores das Superintendências Regionais de Ensino .
. Elevar a porcentagem para o gozo de
férias-prêmio para 40% para os servidores da SRE , alterando a Resolução
22/2003 e desvinculação das férias-prêmio da função gratificada .
. Melhoria das condições de trabalho dentro das
SER’s : adequar as instalações da SRE no que tange à manutenção da rede
elétrica ; rotas de fuga e existência de extintores para casos de incêndio ou
outras emergências .
. Igualar os valores de diárias entre ATE e ANE
, pagas para os servidores que se deslocam a serviço para outros municípios ,
onde têm que arcar com despesas de hospedagem e alimentação .
.
Incorporação dos ganhos com FGD para aposentados .
VII – Outras demandas
.
. Concessão de vale-transporte e
vale-alimentação a todos/as os/as trabalhadores/as em educação .
. Criação de uma linha de crédito de
financiamento para aquisição ou reforma da casa própria para os servidores em
educação .
. Instituição do dia 15 de outubro como dia do
educador e feriado estadual .
. Manutenção da gratificação de regência na
hipótese de afastamento em decorrência do cumprimento do tempo de contribuição
para a aposentadoria .
. Cumprimento do Termo de Acordo de 2011 com
anistia do período de greve .
. Imediata substituição dos auxiliares de
serviço da Educação Básica e assistentes técnicos em licença médica e
férias-prêmio.
. Liberação para participação em atividades
promovidas pelo Sind-UTE/MG .
Assinado : mestresdasgerais [ Mais um Labutador da Educação ].
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