"Somos os Mestres e as Mestras das Minas Gerais .
Somos uma corrente de Pensadores Independentes e Livres , mobilizados por uma Causa Comum .
Queremos a concretização , de fato e de direito , para uma Educação Pública Libertadora e Igualitária , de Qualidade e para Todos .
Queremos o '' Labore Nostru '' de cada dia , árduo , persistente e imprescindível de Operários do Saber , devidamente , Reconhecido e Valorizado .
Hoje , legitimado por Direito e por Justiça."

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

"O essencial na arte de falar é saber ouvir ! . . ." CANTO , SÓ , MEU ... PRO MEU SOSSEGO ... ONDE SOU ... SÓ ... EU MESMO ... 61ª SEÇÃO .


DIVINACIDADE , 04 DE NOVEMBRO DE 


2013.

QUARTA-FEIRA .

CANTO , SÓ , MEU ... PRO MEU 

SOSSÊGO...

ONDE SOU ...  , EU MESMO ....

61ª SEÇÃO.

O essencial na arte de falar
é saber ouvir ! . . .

Todos formulam a mesma frase
e fazem a mesma pergunta inadiável
em pretender de serem ouvidos :
– querem me conhecer ,
saber quem sou eu ,
o que faço , o que penso ,
passei , passo a minha vida
passada , pregressa
vivida todos os dias
de muitos dias ? . . .

 É só perguntar ,
mas , sobretudo , é saber ouvir ,
que hoje em dia
na pressa do fazer e acontecer
do quotidiano só se praticam
perguntas no pronome pessoal
e não se conjuga o verbo
no singular ele ,
estou lhe ouvindo , tem minha
total atenção . . .

Que fica difícil
estabelecer diálogo ,
onde um fala e outro escuta
nas trocas das palavras ditas
explícitas da razão e do bom senso
no bem querer e entendimento ,
onde quem diz e quem ouve
trocam as partes ,
alternam-se nas falas
e atentos sorvem
cada sílaba , ponto e vírgula
nesta arte milenar
da compreensão e pela busca
do outro , onde o mais importante
e essencial na conversa
é saber ouvir . . .

Pois , quando a conversação
passa para o outro plano ,
ouvir os motivos , as explicações
daquele que ouvi calado e agora
quer falar , dizer o seu aparte
nesta parte da conversa das meias falas ,
que deveriam ser a dois , mas acontece
que a outra banda , a de lá , apresenta
variadas e criativas justificativas ,
desculpas para deixar
pra depois eu te escuto . . .

E são muitas as escusas ,
que vão desde as corriqueiras ,
conhecidas e esfarrapadas ,
chegou gente em casa ,
tenho visita , tenho de atender ,
coincidiu com minha hora marcada ,
tenho compromisso
e agora tenho de sair ,
ou é a criança que chora ,
um familiar que chama ,
ou é a panela que dá pressão
e dá pressa de encurtar a conversa . . .

Mas o certo mesmo ,
o mais educado e de fino trato ,
do que menos parecer possa
é ser franco , sincero nas palavras ,
nas circunstâncias que se nos apresentam
nestas horas
e dizer de pronto e resolvido ,
que o assunto não interessa
e agradece e não deixa para depois . . .

Aí é que está ,
a hipocrisia humana na desfaçatez do engano ,
do disfarçar para depois , tirar proveitos e esperar
a ocasião propícia
para dar o bote certeiro ,
levar vantagens no engodo
de ocultar a outra face
ao crédulo e interessado ouvinte . . .

Assinado : mestresdasgerais .
 [ homem crédulo das palavras alheias . . . ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário